CI

Embrapa lança galinha colonial mais produtiva



A tradicional galinha caipira, que cisca solta pelas pequenas propriedades rurais no interior do País, acaba de ganhar a companhia de outra ave com características parecidas, mas com produtividade maior. É a Poedeira Colonial Embrapa 051, desenvolvida pela Embrapa Aves e Suínos, em Concórdia (SC), resultado de cruzamento entre as linhagens rhode island red e plymouth rock branca. A proposta da 051 é ser alternativa de renda extra para os pequenos produtores rurais, sem condições de competir com as atividades de larga escala.

Embora não tenha vindo pessoalmente, a nova ave foi um dos destaques no estande da Embrapa ontem, na Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (Avesui), em Florianópolis. Os técnicos da empresa de pesquisa apresentaram a ave em um luxuoso prospecto plastificado, com direito a foto que parece ter sido tirada em estúdio.

O diferencial da 051 está na produtividade, próxima a das poedeiras convencionais empregadas nas criações intensivas. No período produtivo, que dura 60 semanas, ela põe entre 280 a 300 ovos, enquanto as galinhas caipiras comuns ficam em no máximo 80.

Segundo os técnicos da Embrapa, a galinha 051 deve ser criada em regime de semiconfinamento, passando parte do tempo no galinheiro e parte solta em piquetes. No galinheiro o recomendado é a colocação de seis aves por metro quadrado e no piquete, preferencialmente um gramado, deixar entre 5 e 10 metros quadrados para cada ave. Outra inovação está na forma de manter as aves no piquete. Para reduzir custos é possível empregar uma cerca elétrica, com três fios.

Receita mensal

O engenheiro agrônomo Valdir Silveira de Avila informa que com uma criação de 500 galinhas, cuidada pela própria família do agricultor, é possível obter receita mensal de um salário mínimo, para complementar a renda da propriedade, que deve ter também outras atividades. "Para se ter uma idéia, nas criações comerciais, um produtor com 70 mil galinhas é considerado de médio porte e é comum haver 200 mil aves alojadas", afirma Valdir Silveira Avila.

O ovo da 051 é marrom e tem a gema mais pigmentada, já que a ave não come apenas ração e se alimenta também de pasto verde. Contudo, Avila ressalta que, ao contrário do que acontece com a galinha caipira criada totalmente solta, que cata a maior parte de sua comida, a 051 tem como principal fonte de alimentação a ração balanceada. Por isso ele sugere que a criação tenha pelo menos 500 galinhas quando o produtor pretende vender os ovos.

Para multiplicação das aves, a Embrapa firmou acordo com a Cooperativa de Produção e Consumo de Concórdia (Copérdia), o que facilita o acesso dos pequenos produtores rurais à poedeira.

kicker: Para a multiplicação das aves, a Embrapa fez acordo com a Copérdia (SC)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.