CI

Emissão de GTA online está à disposição dos pecuaristas no estado

Documento obrigatório para o trânsito de animais pode ser emitido pelo próprio produtor a partir de um computador


Um serviço que pode facilitar a vida dos produtores rurais no estado ainda é pouco utilizada por eles. A emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) online, expedida pelo próprio produtor a partir de um computador, evita o deslocamento até o núcleo de Defesa Agropecuária mais próximo para a obtenção do documento. Desde de 2013 sua emissão está disponível para os produtores através da internet. Basta acessar o Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br, e digitar a senha pessoal, obtida no núcleo de defesa que atende a propriedade, onde também é oferecido o treinamento para uso do sistema.

Segundo o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, a GTA online é um facilitador para os pecuaristas que nem sempre conseguem ir até o Núcleo de Defesa Agropecuária, no horário comercial, para obter o documento. Para sua emissão via internet, é necessário que o produtor tenha apresentado, no Núcleo de Defesa Agropecuária de sua região, comprovante de pagamento da GRE (Guia de Recolhimento do Estado) na rede bancária em valor que permita inclusão de crédito pré-pago para várias operações.

Se os dados cadastrais do produtor estiverem em dia, bem como os lançamentos das vacinações de seus animais, a guia de trânsito será emitida em poucos minutos. Depois, é só enviá-la junto com o caminhão que transportará os animais ou com o responsável pela condução do rebanho, nos casos de transporte a pé.

- Esta ferramenta, também permite ao produtor lançar comunicados de nascimentos e mortes de animais e declarar a vacinação do rebanho contra a Febre Aftosa e Raiva, registrando os dados da nota fiscal de compra da vacina e as informações dos animais imunizados - concluiu ele.  
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.