CI

Empresa lança iniciativa de sequestro de carbono

“Em abril, o dióxido de carbono na atmosfera atingiu uma alta de 800.000 anos”


A empresa Indigo Ag está lançando o The Terraton Initiative, um esforço para sequestrar nos solos 1 trilhão de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera. O plano irá pagar aos agricultores US$ 15 a US$ 20 por tonelada de carbono usando ferramentas como plantio direto e culturas de cobertura.  

Os pagamentos podem atingir entre US $ 30 e US $ 60 por acre, com a quantidade real dependendo do tipo de solo e do clima da região, diz David Perry, diretor executivo da Indigo Ag. “Em abril, o dióxido de carbono na atmosfera atingiu uma alta de 800.000 anos”, diz Perry, que é especialista nesse tipo de assunto relacionado à preservação do meio ambiente. 

Atualmente, existem 415 partes por milhão (ppm) de dióxido de carbono na atmosfera. Cerca de 280 ppm estavam presentes no ambiente pré-industrial. Isso se traduz em 135 ppm de dióxido de carbono que não estava na atmosfera há 250 anos. O dióxido de carbono atmosférico é um fator que alimenta as mudanças climáticas que provocam mudanças extremas do clima, segundo afirmou o especialista, a partir de dados divulgados pela empresa que ele trabalha. 

Perry diz que os solos cultivados de maneira regenerativa podem ajudar a sequestrar esse dióxido de carbono. “Antes da terra ser cultivada para plantações com mais de 3,6 bilhões de acres, os solos continham, em média, 3% de carbono. Agora, essa média é de 1%”, diz Perry. “Se pegarmos cada hectare cultivado na Terra e aumentarmos o carbono de 1% para 3%, isso também significa 1 trilhão de toneladas de dióxido de carbono. O tamanho da solução potencial é equivalente ao tamanho do problema”, conclui ele. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.