CI

Encontro de avicultura movimenta Foz do Iguaçu, no Paraná

Na AveExpo 2009, que termina na sexta-feira, os participantes ganham a oportunidade de frequentar uma das maiores feiras de negócios do setor


Um encontro de avicultura está movimentando Foz do Iguaçu, no Paraná. oito mil pessoas devem participar do evento.

O que pode indicar um piu? Para a professora Irenilza Alencar Naas, doutora em engenharia agrícola da Unicamp, o som emitido pelas aves pode indicar frio, calor e fome.

Por meio de um programa de computador, desenvolvido pela Universidade de Campinas, é possível entender e traduzir o que dizem os cantos e melhor as condições do ambiente para que a produção aumente.

“Quando nasce, o pintinho busca o alimento, busca a mãe e o aquecimento. Se tiver sentindo frio, por exemplo, ele pia bastante. Aí tem um duplo efeito negativo. O primeiro é que ele gasta energia fazendo o piado alto. O segundo é que ele gastando mais energia e não tendo a fonte de calor, ele rapidamente entra em declínio e pode ser um animal descartado”, explicou a professora Irenilza.

O estudo é um dos temas da AveExpo 2009, o fórum internacional de avicultura. O evento termina na sexta-feira. Além de conhecerem os avanços científicos dessa área, os participantes ganham a oportunidade de frequentar uma das maiores feiras de negócios do setor.

Um dos produtos expostos é a balança capaz de pesar as aves em movimento. “Não tem necessidade de capturar os animais e fazer uma pesagem manual, anotar manualmente e ter um intervalo de tempo muito grande entre as pesagens”, explicou Marino Passoni, expositor.

Para quem trabalha no setor a feira oferece ainda a possibilidade de estabelecer contatos. “Você tem uma interação maior com a atividade. Leva daqui para os profissionais da empresa o conhecimento que se adquire, o relacionamento e a parceria”, falou José Luiz Fontana, representante industrial.

No ano passado, o Brasil exportou carne de frango para mais de 50 países.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.