CI

Entregas de fertilizantes têm queda de 27,3% em maio

O  acumulado durante os últimos cinco meses foi 4% menor do que o registrado em 2017


Dados divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que a entrega de fertilizantes para o consumidor final teve queda de 27,3% em maio se comparado com igual período do ano anterior. De acordo com a entidade, o produto totalizou 1,782 milhão de toneladas no mês. 

A entidade explica que o resultado negativo se deve, principalmente, às paralisações realizadas pelos caminhoneiros em maio, que acabaram travando as entregas de fertilizantes durante alguns dias. Além disso, o acumulado durante os últimos cinco meses do ano também apresentou declínio, sendo 4% menor se comparado ao mesmo período de 2017, o que significa diminuição de 9,843 milhões de toneladas. 

A produção nacional de fertilizantes intermediários também diminuiu em maio, sendo 7,9% menor que em igual mês do ano passado e somando 642,8 mil toneladas, seguindo a  tendência de queda que é registrada desde o mês de abril. Nesse cenário, a Anda também aponta que desde o início de 2018 o volume produzido, que foi de 3,123 milhões de toneladas, é 5,3% menor do que o observado no mesmo intervalo do ano passado. 

Já as importações atingiram 1,889 milhão de toneladas no último mês, valor que é 8,3% abaixo do volume comprado no mercado internacional em 2017. Assim, a quantidade desembarcada entre janeiro e maio foi 11,5% menor do que no ano anterior, com os fertilizantes somando 8,288 milhões de toneladas. 

Segundo a Anda, durante o ano passado o total de fertilizantes entregues ao mercado brasileiro subiu apenas 1% em relação ao volume registrado em 2016, totalizando 34,4 milhões de toneladas. Em 2017 a indústria armazenou 5,533 milhões de toneladas, valor 9,1% acima dos 5,070 milhões de toneladas de fertilizantes registrada ao fim de 2016. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.