CI

Equipe tenta criar combustível de aviação biológico

"Projetos interdisciplinares como esse são críticos para expandir os mercados"


Foto: Nadia Borges

Uma nova concessão do Instituto Nacional de Alimentos e Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) visa expandir o uso de oleaginosas e outras culturas de óleo vegetal na fabricação de combustível de aviação renovável. A doação apoia a pesquisa colaborativa do engenheiro químico Hongfei Lin da Washington State University e do cientista de plantas da Universidade de Nebraska-Lincoln, Ed Cahoon. 

O combustível de aviação de base biológica é um dos mercados que mais crescem para combustíveis líquidos no setor de energia renovável. Lin e Cahoon estão se unindo para desenvolver nova tecnologia de fabricação de combustível de aviação de base biológica e matérias-primas para culturas com composições de óleo vegetal adaptadas para esta tecnologia. 

"Projetos interdisciplinares como esse são críticos para expandir os mercados para os agricultores de Nebraska", diz Cahoon. "Além disso, instalações de processamento de culturas podem ser implantadas em comunidades rurais para melhorar a bioeconomia de Nebraska”, completa. 

A aviação comercial representa cerca de 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa. As companhias aéreas se voltam cada vez mais para óleos vegetais e gorduras animais como matéria-prima para combustíveis com menor pegada de carbono, para complementar os combustíveis derivados de petróleo. 

Isso faz parte de um compromisso entre as companhias aéreas globais de reduzir em 50% suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. A tecnologia desenvolvida por Lin e Cahoon reduzirá os custos associados à conversão de ácidos graxos de óleos e gorduras em combustíveis de aviação à base de querosene. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.