CI

ESMALTEC constrói super armazém vertical automatizado, com mais de 3.800m²



O grupo Edson Queiroz, um grupo brasileiro que, em 5 décadas de atividade empresarial, construiu sua trajetória com 16 empresas que atuam nas áreas de distribuição de gás, água mineral, metalurgia, comunicações, agropecuária, agroindústria, imóveis e educação. Hoje o grupo é responsável por 14 mil empregos diretos. Uma das empresas do grupo é a Esmaltec S/A, fundada em 1963 e hoje uma das maiores empresas do setor metalúrgico do Brasil, voltada à produção industrial, a Esmaltec opera três unidades produtivas no Ceará. A unidade de fogões domésticos tem a liderança no segmento popular, a unidade de refrigeração possui liderança nacional no segmento de bebedouros elétricos e a unidade de recipientes para gás de cozinha é uma das maiores do mundo. A empresa exporta seus produtos para a Europa, Oriente Médio, América Latina e África. Visando ao aumento de produtividade e à conseqüente ampliação de sua participação em todos os setores que atua, a Esmaltec está construindo suas novas unidades industriais, comprevisão de início de atividades ainda em 2002. Dentro desta visão de aumento de produtividade e qualidade de seus produtos, a Esmaltec esta investindo num dos mais modernos sistemas de armazenamento vertical automatizado, que será construído nas instalações da nova fábrica, na cidade de MARACANAÚ - CE (cerca de 20Km de Fortaleza), e fará o armazenamento de todos os produtos da linha branca (fogões, geladeiras, freezer, etc) de maneira totalmente automática. O projeto do armazém foi elaborado pela equipe de engenharia da Esmaltec que no início contou com a colaboração da SSI SCHAEFER LTDA. queatravés de sua experiência no setor com mais de 2.000 armazéns implantados em todo mundo, pode ajudar de maneira decisiva nas definições do projeto. A Esmaltec optou pela construção do armazém vertical automatizado por suas diversas vantagens em relação aos armazéns convencionais, como por exemplo, menor utilização de área para a construção, alta produtividade, baixos custos operacionais, baixo nível de danos e perdas de produtos, alto nível de automação com informações on-line do estoque, etc. O projeto será determinante para o sucesso da implantação da nova fábrica, uma vez que esta também possui um moderno sistema de produção comaltos níveis de automação. Sem o armazém automatizado os custos de operação e armazenagem seriam muito elevados. Terminada a fase de projeto e definições, a Esmaltec lançou uma cotação no mercado com diversas empresas do ramo, tendo escolhido a SSI SCHAEFER LTDA. para ser sua parceira no fornecimento e construção do armazém automatizado.
Automatizar a informação. Este é o conceito utilizado pela SSI Schaefer Ltda, subsidiária da empresa alemã SSI Schaefer, na elaboração de soluções integradas que vão desde a produção de caixas e contêineres até sistemas integrados. Já nas décadas de 60 e 70, a companhia assumiu uma posição de liderança, em especial naEuropa, e apresenta, atualmente, um faturamento mundial da ordem de US$ 1 bilhão. A SSI Schaefer está presente em 54 países e conta com fábricas próprias em mais de 12 países. No Brasil, o grupo atua desde o ano passado, após a aquisição da Noell do Brasil Ltda, criando a SSI Schaefer Noell, que agora fornece projetos de armazéns verticais automatizados, sistemas de transportadoras, esteiras e softwares. Dos três funcionários que utilizavam todo o suporte da empresa matriz, a companhia brasileira soma atualmente quase 30 funcionários, além de colaboradores e empresas associadas. O faturamento previsto para este ano é de R$ 50 milhões, somente no Brasil. “Hoje, oferecemos desde uma caixa plástica até um complexo software automatizado. O trabalho em uma linha de produção fica inviável se feito manualmente e a automação permite uma redução de custos nos processos, diminuindo a mão-de-obra. Estes dois aspectos ajudaram a mudar os conceitos nos Estados Unidos, país que já trabalha com sistemas de automação há mais de 30 anos, e também estão mudando o conceito brasileiro”, afirma Stefan Radlmayr, presidente da SSI Schaefer. O contrato foi assinado em Dezembro/2001, sendo a fabricação iniciada imediatamente e o início da montagem do armazém será na primeira semana de Maio/2002, tendo como prazo final para entrega do armazém montado e devidamente testado, Dezembro/2002. "É um prazo bastante desafiador em se tratando de um projeto deste porte", atesta Radlmayr. Outro ponto interessante é que na fase inicial, a colocação dos produtos nos contenedores será realizada manualmente, porém o projeto já contempla uma segunda fase, prevista para o início de 2004, onde toda a paletização será automática, através de robôs, integrando totalmente as linhas de produção com o armazém automático.
Trata-se de um armazém vertical construído com estrutura porta-pallets tipo auto-portante com as seguintes características: Posições de armazenagem: 5824 Tamanho dos Contentores: Alt.(máx.) 3860 x larg.(máx.)1765 x compr.(máx.) 1480mm. Peso dos Contentores: 1.000Kg Estrutura tipo: Auto-portante em aço galvanizado com dupla profundidade Altura: 32m Comprimento: 120m Largura: 32m N° de corredores: 4 N° de transelevadores: 4 Ciclos de entrada: 33 contentores/hora e/ou 552 unid./hora Ciclos de saída: 46 contentores/hora Capacidade de Estocagem: 107.000 unidades
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.