CI

Espanha inicia plantio de macieiras OGMs 

Comercialização deve iniciar em 3 anos


Foto: Pixabay

A primeira macieira geneticamente modificada (OGM), adaptada às alterações climáticas, será plantada em 2021 na Catalunha, Espanha, e prevê-se que seja comercializada na Península Ibérica num prazo máximo de 3 anos. Ela foi avaliada pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) da Estação Experimental de Lleida e na Estação Experimental Agrícola Mas Badia, em La Tallada d'Empordà (Girona), onde as temperaturas de verão podem ultrapassar 40ºC. 

Registrada com a denominação varietal HOT84A1, a nova variedade de maçã é o primeiro resultado do programa internacional de melhoramento genético de maçã e pera “Programa Clima Quente”, que quer responder aos desafios das mudanças climáticas. “As novas variedades de maçã, elaboradas com métodos tradicionais, têm como objetivo a adaptação aos verões cada vez mais quentes”, explica Joan Bonany, especialista do programa IRTA Fruit Growing. Além disso, "eles oferecem novas oportunidades para os produtores cultivarem maçãs em regiões onde é cada vez mais difícil cultivar maçãs, bem como em áreas mais próximas do consumidor", acrescenta. 

Como resultado da demanda do setor produtivo de frutas na Catalunha, em 2002 o IRTA, Fruit Futur e o centro de pesquisa Plant & Food Research da Nova Zelândia   lançaram o Programa de Clima Quente com o objetivo de desenvolver novas variedades de maçã e pera adaptadas às altas temperaturas. Na época, os produtores de frutas da Catalunha observaram que, devido às condições climáticas, as variedades de maçã e pera cultivadas até então tinham mais dificuldade em atingir a qualidade ideal - em termos de cor, textura e aroma. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.