Especialistas descobrem a chave para a fotossíntese

PESQUISA

Especialistas descobrem a chave para a fotossíntese

"A fotossíntese é a base da vida na Terra, fornecendo comida, oxigênio e energia que sustentam a biosfera e a civilização humana"
Por: -Leonardo Gottems
1136 acessos

Os cientistas resolveram a estrutura de um dos principais componentes da fotossíntese, uma descoberta que pode levar à fotossíntese a ser "redesenhada" para alcançar rendimentos mais altos e atender às necessidades urgentes de segurança alimentar. O estudo, liderado pela Universidade de Sheffield e publicado na revista Nature, revela a estrutura do citocromo b6f - o complexo proteico que influencia significativamente o crescimento das plantas via fotossíntese. 

A fotossíntese é a base da vida na Terra, fornecendo comida, oxigênio e energia que sustentam a biosfera e a civilização humana. Usando um modelo estrutural de alta resolução, a equipe descobriu que o complexo de proteínas fornece a conexão elétrica entre as duas proteínas de clorofila (fotossistemas I e II) encontradas nos cloroplastos das células vegetais que convertem a luz solar em energia química. 

Lorna Malone, a primeira autora do estudo e uma aluna de doutorado no Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da Universidade de Sheffield, disse que “o estudo fornece novas informações importantes sobre como o citocromo b6f utiliza a corrente elétrica que passa por ele para ativar uma ' bateria de prótons’. Essa energia armazenada pode então ser usada para produzir o ATP, a moeda energética das células vivas. Por fim, essa reação fornece a energia que as plantas precisam para transformar dióxido de carbono em carboidratos e biomassa que sustentam a cadeia alimentar global". 

O modelo estrutural de alta resolução, determinado usando microscopia crioeletrônica de partícula única, revela novos detalhes do papel adicional do citocromo b6f como sensor para ajustar a eficiência fotossintética em resposta às condições ambientais em constante mudança. Esse mecanismo de resposta protege a planta contra danos durante a exposição a condições adversas, como secas ou excesso de luz. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink