Especialistas exigem mudança no sistema alimentar europeu
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,650 (0,50%)
| Dólar (compra) R$ 5,55 (0,74%)

Imagem: Pixabay

MUNDO

Especialistas exigem mudança no sistema alimentar europeu

Eles recomendam mudança de comportamento
Por: -Leonardo Gottems
139 acessos

O atual sistema alimentar europeu precisa de uma transformação radical para que seus componentes sociais, econômicos e ecológicos sejam sustentáveis a longo prazo. Esta é uma das conclusões do relatório “Um sistema alimentar sustentável para a União Europeia”, que acaba de publicar o Conselho Científico de Política das Academias Europeias  ( SAPEA ), e que coleta informações científicas para fazer a transição rumo a sistemas agroalimentares inclusivos e sustentáveis na União Europeia. 

O documento fornece evidências sobre o aumento progressivo da demanda por alimentos nos diferentes países da União Europeia e parte desse contexto para desenvolver um novo modelo agroalimentar. Ela propõe, entre outros tópicos, "aumentar a produtividade de maneira sustentável e mudar o modelo de consumo linear de massa para uma economia mais circular, mesmo que isso envolva uma mudança de hábitos, normas e rotinas para os cidadãos", segundo Marta Rivera. 

Nesse sentido, os especialistas apontam que "esse tipo de mudança nos comportamentos arraigados deve ocorrer coletivamente e, portanto, são necessárias medidas no nível local, mas também nos níveis nacional e internacional". 

Quanto ao impacto ambiental dos sistemas alimentares, no relatório, os especialistas lembram que eles também contribuem significativamente para as emissões de gases de efeito estufa. A mudança do sistema poderia contribuir para a redução desses gases, medida que poderia ser alcançada, ressalta Rivera, "reduzindo o desperdício, mas também voltando à cadeia de suprimentos". 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink