CI

Espírito Santo registra mais um caso de influenza aviária

Novo caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP)


Foto: Pixabay

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) confirmou esta semana um novo caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP), após um período de três meses sem ocorrências. Conforme informações divulgadas pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo, o foco foi identificado no litoral de Itapemirim, envolvendo uma ave da espécie trinta-réis-boreal. O animal, resgatado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) devido a sintomas neurológicos, foi liderado pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), onde teve um óbito, conforme o padrão de comportamento natural da doença.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, informou que o foco acende um alerta para que sejam mantidas as medidas de biosseguridade, sobretudo na avicultura comercial. “Sabemos que o vírus ainda está presente em nosso território e não podemos descuidar. Ao contrário, precisamos nos manter vigilantes e ainda mais criteriosos, de modo a impedir a introdução do vírus nas granjas, o que implicaria enormes prejuízos econômicos e sociais”, salientou. “A ampliação do Estado de Emergência Zoossanitária até julho, deliberada recentemente pelo Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária, inclusive reforça os cuidados que continuam sendo empreendidos pelo Governo do Espírito Santo, em articulação constante com o setor produtivo”, acrescentou Bergoli.

Todas as suspeitas de influenza aviária, incluindo sinais respiratórios, neurológicos ou alta mortalidade súbita, especialmente em aves domésticas ou comerciais, devem ser notificadas imediatamente por meio do e-Sisbravet, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br) . ).

O Estado de Emergência Zoossanitária em decorrência da Influenza Aviária foi prorrogado por mais 180 dias no Espírito Santo, conforme decreto do Governo do Estado publicado no final de janeiro. Representantes de órgãos públicos de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente, juntamente com associações de produtores, decidiram de forma unânime pela continuidade da medida. O objetivo é garantir a proteção da avicultura comercial capixaba, que desempenha um papel significativo na geração de empregos e renda no estado.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) também emitiu, na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (06), a Portaria nº 006-R, de 1º de fevereiro de 2024, que reforça e amplia o estado de emergência zoossanitária declarado pelo Governo do Estado por mais 180 dias.

A portaria recém-publicada fortalece os dispositivos estabelecidos na Portaria nº 019-R, de 30 de junho de 2023. Além de exigir que os estabelecimentos avícolas cumpram diversas normas, as portarias também determinam a suspensão de exposições, torneios, feiras e eventos com aglomeração de aves, bem como a criação de aves ao ar livre, independentemente de serem destinadas à produção, ornamentais, passeriformes, silvestres ou exóticos em cativeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.