CI

Estiagem deve continuar em fevereiro no Oeste de SC

Previsão de chuva abaixo da média climatológica


A previsão para o trimestre entre fevereiro e abril de 2012 é de chuva abaixo da média climatológica no Oeste e Meio Oeste
 
No mês de fevereiro, no Extremo Oeste e Oeste, os acumulados de chuva ficarão abaixo dos valores esperados (a média histórica é de 185 a 205 mm). Nessas regiões as chuvas deverão ser mal distribuídas. No Meio Oeste os volumes de chuva ficarão próximos da média climatológica (em torno de 160mm). As informações são da Epagri/Ciram.

Em março e abril no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, os acumulados de chuva começam a se aproximar dos valores esperados (de 120mm a 150mm em março e de 150mm a 200mm em abril), ficando entre a média e abaixo.

A previsão para o trimestre entre fevereiro e abril de 2012 é de chuva entre a média e abaixo da média climatológica no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Vale ressaltar que estas regiões têm apresentado problema severo de estiagem nos últimos meses, e as chuvas esperadas para o trimestre não serão suficientes para reverter a situação. Nas demais regiões, a chuva fica entre a média a acima da média no trimestre.

Perdas

Segundo informações do chefe da Epagri/Cepa (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola), Ilmar Borchardt, as variações das perdas sofridas pelos agricultores da região Oeste de SC são pequenas, desde o último relatório, divulgado na semana passada.

Os dados levantados pela Epagri apontam 85 municípios catarinenses da região Oeste e um (São José do Cerrito) do Planalto Serrano, que abrigam 498 mil habitantes, foram afetados pela estiagem. Na região Oeste, estão localizadas 36% dos 193 mil estabelecimentos agropecuários existentes no Estado e estima-se que os prejuízos no setor ultrapassem os R$ 510 milhões. Milho, soja, feijão e leite concentram as maiores perdas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.