CI

Estudo revela alimentos com maiores resíduos de agroquímicos no AM

Pimentão é vegetal que apresenta maior índice



De acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o pimentão é o vegetal que apresenta o maior índice de resíduos de agroquímicos entre as culturas do estado do Amazonas, com 84%. Logo após vem a batata-inglesa, com 51,9%, a cenoura (48,9%) e o pepino, com 32,7%. 


“Esses produtos são os que mais apresentaram resíduos de produtos químicos usados pelos agricultores e devem ser evitados porque são venenos na mesa”, chegou a afirmar Elisa Wandelli, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amazonas. A declaração foi feita durante o “2º Seminário Contra Agrotóxicos e pela Vida”, realizado na Assembleia Legislativa do Estado.

Entidades como a Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema) e a Embrapa Amazônia Ocidental, entre outras, pediram a implantação de políticas públicas de promoção da agroecologia e a redução do sistema produtivo baseado no uso de agrotóxicos. “Firmamos parcerias entre as instituições de pesquisa, ensino e extensão e a sociedade civil, assim como órgãos executivos e fiscalizadores para fazermos um plano de trabalho detalhado sobre agrotóxico, buscando a valorização da agroecologia, que é alternativa para o uso do agrotóxico”, justificou Elisa.


Márcio Menezes, coordenador da Rema, afirma que “esse modelo (atual) de produção de alimentos está contaminando a terra, água, o agricultor e quem consome”. Ele sustenta que falta “vontade política para começar a mudar essa realidade”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.