CI

Estudos da Embrapa Meio Ambiente estão no Aquaciência 2018

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente apresentam trabalhos no Aquaciência 2018 realizado pela Sociedade Brasileira de Aquabio


Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) apresentam trabalhos no Aquaciência 2018 (Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática), realizado pela Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio) em Natal, RN, de 17 a 21 de setembro. O tema desse ano é “Um Olhar para a Inovação”.

O trabalho Influência do número de coletores na caracterização de macroinvertebrados bentônicos, de Alfredo Luiz, Mariana Moura e Silva e Marcos Losekann, recomenda o uso de 6 a 8 coletores por viveiro em estudos que visem caracterizar a sua macrofauna bentônica além de afirmar que a posição dos coletores nos viveiros (mais próximos à entrada, na parte central ou mais próximos à saída da água) não causou diferenças significativas nem nas variáveis bióticas nem nas físico-químicas.

O Banco de Dados para Avaliação da Qualidade da Água na Piscicultura (BioAqua), de Mariana Moura e Silva, Claudia Crecci, Marcos Losekann, Márcia Ishikawa e Maria Cleofas Alencar, apresenta uma ferramenta de armazenamento e consulta de dados relativos à qualidade de água na criação de organismos aquáticos, trazendo como exemplo algumas informações coletadas em propriedades com cultivo de tilápia no interior paulista. Seus dados poderão ser usados em estudos sobre qualidade da água na piscicultura em viveiros escavados, em tanques rede, e em estudos de biomonitoramento em aquicultura.

A Determinação da digestibilidade do florfenicol para tilápia-do-nilo, de Fabíola Barreto, Patrícia Braga e Felix Reyes (Universidade de Campinas) e Hamilton Hisano, demostra como a metodologia da digestibilidade aparente pode ser utilizada para avaliação de biodisponibilidade do florfenicol para tilápia. O método apresenta algumas vantagens por ser minimamente invasivo e por permitir a detecção da interação entre o fármaco e a absorção de nutrientes e energia das dietas.

A Proposição de índices de qualidade de água para piscicultura baseado em macroinvertebrados bentônicos, de Mariana Moura e Silva, Marcos Losekann, Alfredo Luiz, Márcia Ishikawa e Hamilton Hisano, buscou desenvolver e aplicar dois índices de qualidade de água voltados para piscicultura em viveiros escavados.

O estudo Perdas de florfenicol no preparo de ração medicada para peixes e lixiviação para água, de Fabíola Barreto, Patrícia Braga, Hamilton Hisano e Felix Reyes, alerta que
é necessária atenção especial em reduzir as perdas de florfenicol.

O trabalho Incentivo à inclusão digital de produtores de tilápia pelo uso do sistema informatizado Aquisys V.1.3, de Maria Conceição Pessoa, Célia Scorvo (Apta), Marcos Losekann, Mariana Moura e Silva, Carlos Alberto da Silva (Embrapa Tabuleiros Costeiros), Hamilton Hisano, João Scorvo Filho (Apta) e Luís Antonio Inoue (Embrapa Agropecuária Oeste), apresentou um método para promover a inclusão digital dos produtores de tilápia com abordagens distintas, aplicáveis por meio de ações compatíveis com os diferentes acessos à Internet existentes no país e com os níveis educacionais dos produtores de tilápia, incorporando o uso de métodos validados disponíveis para jovens e adultos (incluindo terceira idade).

O evento, que conta com o apoio do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está em sua 8ª edição e se configura como um dos mais importantes fóruns de intercâmbio de informações entre pesquisadores, estudantes, produtores e empresários da área. Conta com minicursos e palestras, além de apresentações orais e de pôsteres de trabalhos científicos, que abordarão os mais variados temas que impactam todos os elos da cadeia produtiva do pescado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.