CI

Excesso de chuvas e ferrugem preocupam produtores da região

Chuva impede os produtores de realizarem a pulverização das lavouras


Produtores rurais da região de Goioerê, estão preocupados com o excesso de chuvas dos últimos dias, bem como com o aparecimento da ferrugem da soja. A preocupação é geral.

De acordo com técnicos de cooperativas, as lavouras, principalmente de soja, estão num momento bastante delicado, no qual a incidência da doença pode de fato pôr em risco a produtividade da soja.

Segundo dados de órgãos ligados ao setor de agricultura, o Paraná é o estado com mais registros de casos. Há suspeitas de ferrugem em vários municípios, já que o clima é favorável à multiplicação do fungo e disseminação da doença.

A doença, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi é considerada uma das mais severas que incidem sobre a cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico.

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos e demandando mais custos de combate e controle ao produtor.

O período chuvoso é bom, mas segundo os técnicos, acaba impedindo os produtores de fazerem a pulverização das lavouras. A expectativa é de que o tempo melhore, oportunizando a realização das pulverizações normais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.