CI

Expectativa de normalização dos preços do leite

Projeções indicam uma possível normalização da sazonalidade nos preços do leite


Foto: Pixabay

Para o próximo ano, as projeções indicam uma possível normalização da sazonalidade nos preços do leite em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O cenário de 2023 foi marcado por uma queda nos preços do leite no Brasil, principalmente devido ao aumento da oferta interna resultante das lácteos. Além disso, houve uma quebra nos padrões sazonais de preços, que normalmente aumenta de maio a setembro durante a entressafra, um movimento não observado no estado no último ano.

Entretanto, a análise do leilão Global Dairy Trade (GDT) aponta para possíveis avanços nos preços internacionais em 2024. Esse cenário, combinado com medidas governamentais que devem estimular grandes compras externas, pode contribuir para a retomada da sazonalidade no próximo ano. O preço pago aos produtores desde junho de 2023 seguiu uma trajetória semelhante à média de movimentação dos últimos oito anos.

Assim, a expectativa é de estabilização nos valores recebidos pelos produtores no primeiro trimestre de 2023, considerando o aumento na oferta de leite devido à melhoria na qualidade das pastagens durante o período de chuvas. Além disso, as estimativas do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam uma redução possível na produção de soja e milho na safra 23/24 no estado. Essa redução poderia ocasionar um aumento nos preços desses insumos, e para manter as margens de lucro na atividade leiteira, é esperado que o valor do leite acompanhe essa tendência de alta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.