CI

Exportação de carne de frango sobe 3% no 1º semestre, segundo Ubabef

Total exportado no ano poderá passar de 4 milhões de t


SÃO PAULO (Reuters) - As exportações brasileiras de carne de frango somaram 1,98 milhão de toneladas entre janeiro e junho deste ano, cerca de 3 por cento acima do acumulado no mesmo período de 2011, segundo dados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) divulgados nessa quinta-feira (5).

Segundo as projeções, o total exportado no ano poderá passar de 4 milhões de toneladas, o que seria um novo recorde, superando o registrado no ano passado, de 3,9 milhões de toneladas.

O Brasil é o maior exportador global de carne de frango.

A receita do acumulado em 2012, no entanto, ficou 4,51 por cento abaixo da receita gerada pelas exportações de janeiro a junho de 2011, em um total de 3,819 bilhões de dólares, com preços mais baixos em dólar.

Apesar da alta nos seis primeiros meses do ano, o mês de junho sozinho registrou queda das exportações, com um volume de 307,1 mil toneladas, 7,28 por cento abaixo de junho de 2011.

A receita de junho também teve queda de 21,25 por cento ante o ano anterior, somando 551,9 milhões de dólares.

"Alguns países importaram grandes volumes em maio, mês em que as exportações brasileiras atingiram recorde histórico, com 374 mil toneladas. Essas compras influenciaram o resultado de junho, já que pequenos estoques se formaram na passagem do mês", disse em comunicado o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra.

Turra afirmou que mesmo com a queda na receita mensal, houve um crescimento de 1,6 por cento na receita das exportações em reais no mês de junho, e de 9,4 por cento no acumulado de 2012, devido ao câmbio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.