CI

Exportação de frango halal atinge 800 mil toneladas

Os principais destinos foram a Arábia Saudita, Emirados Árabes e Iemen


Foto: Divulgação

O mercado árabe e muçulmano segue aquecendo as vendas de frango brasileiro. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nos primeiros cinco meses deste ano seguiram para estes destinos 786.976 mil toneladas de frango halal, aquele produzido de acordo com as normas da religião muçulmana.

Os principais importadores foram a Arábia Saudita com 206.926 toneladas; Emirados Árabes 117.138 toneladas; Iemen 48.885 toneladas, Libia 39.127 toneladas e Kuwait 36.086 toneladas. O total de frango halal exportado é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados).

Só em maio deste ano, foram exportadas 165.480 toneladas de frango halal, sendo 47.136 toneladas para Arábia Saudita, que mesmo com o ambargo comprou 57% a mais, 25.880 toneladas para os Emirados Árabes e 9.889 toneladas para Iemen, que tem crescido e se destacado nas compras da proteína. 

“O mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. Precisamos de uma agenda positiva e traçar novas estratégias de cooperação para continuar com nossas exportações. Não podemos perder nosso foco. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ressalta o gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.