CI

Faltam médicos veterinários na Prefeitura de Porto Alegre

Ao todo foram aprovados 117 profissionais que aguardam nomeação


A capital gaúcha conta com um único médico veterinário para fiscalizar 42 estabelecimentos de inspeção municipal de produtos de origem animal. "No caso de inspeção de produtos de origem animal, o número ideal é de um médico veterinário para cada oito estabelecimentos", alertou o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni. Na reunião realizada na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira foi discutida a nomeação de médicos veterinários aprovados no concurso público. Ao todo foram aprovados 117 profissionais que aguardam nomeação.

Durante a reunião foi anunciado que um novo profissional será nomeado para o Serviço de Inspeção Municipal. "Mesmo assim, estamos com um enorme déficit", alerta o presidente do Conselho de Veterinária. Um dado alarmante anunciado no encontro foi que entre julho de 2015 a fevereiro de 2016 o serviço de inspeção municipal de Porto Alegre ficou sem médico veterinário e os produtos continuaram a ser comercializados.

O coordenador adjunto da Vigilância Sanitária José Carlos Sangiovani acrescentou que na coordenadoria são 20 médicos veterinários, dos quais sete devem se aposentar em poucos anos. "São profissionais que atuam na prevenção e fiscalização, contribuindo para que menos problemas de saúde cheguem à população". Além destes dois serviços, os médicos veterinários também atuam na Secretaria dos Direitos dos Animais (Seda) e serão necessários mais profissionais para o Hospital Veterinário que tem previsão de inauguração para este ano. "Teremos cinco salas cirúrgicas no novo hospital e não teremos profissionais para atender essa demanda", completa Rodrigo Lorenzoni.

O presidente do CRMV-RS garantiu que a autarquia vai acompanhar de perto a evolução deste tema junto à prefeitura e Câmara de Vereadores. Como encaminhamento da reunião, ficou definido que será pedido o desarquivamento de projeto de lei que previa a criação de 16 vagas para médicos veterinários em Porto Alegre.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Vigilância Sanitária, do grupo de profissionais aprovados em concurso entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.