CI

Famasul realiza curso sobre governança e sucessão familiar

O curso irá trabalhar as teorias de governança com foco na realidade das empresas rurais


À medida que as gerações se sucedem, o número de membros da família cresce e o controle da empresa rural que estava concentrado nas mãos de um gestor, passa a ser dividido entre os filhos, e em seguida entre os netos. Na terceira geração, é natural que o lucro gerado pela empresa passe a ser repartido em um número maior de sócios, o que não implica necessariamente em um crescimento proporcional do capital da família. É neste ponto que iniciam os desafios. Para abordar o tema com mais profundidade, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) realiza, de 8 de abril a 27 de maio, o curso “Governança e sucessão familiar: transformando herdeiros em sócios”. A atividade tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

O curso irá trabalhar as teorias de governança com foco na realidade das empresas rurais. As aulas serão voltadas para o desenvolvimento de atitudes e padrões de comportamento. No curso, os participantes farão atividades variadas, integrando conceitos e estudos práticos de casos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) 90% das empresas brasileiras são familiares, porém, apenas 30% delas chegam à segunda geração da família fundadora. Um levantamento realizado pela Centre for Family Enterprise mostra que na Europa esse dado não é muito diferente do Brasil. Somente três em cada 10 empresas familiares conseguem sobreviver à segunda geração, e apenas metade dessas alcançarão a terceira geração.

A qualificação é voltada para produtores rurais e gestores de empresas rurais. A primeira turma já está fechada, mas há a previsão de abertura de novas turmas no segundo semestre desse ano. As aulas ocorrerão às sextas-feiras e aos sábados, na sede da Casa Rural, em Campo Grande.
Programação

O curso é dividido em cinco módulos. No primeiro módulo, realizado nos dias 8 e 9 de abril, serão apresentados os conceitos e aplicações nas empresas familiares da governança e sucessão corporativa. O segundo módulo, que acontece de 15 a 16 de abril, irá tratar dos aspectos legais que envolvem a governança em empresas familiares. O terceiro módulo, de 29 a 30 de abril, fará uma avaliação a respeitos das finanças e o crescimento do negócio familiar. O quarto módulo será realizado entre 13 e 14 de maio e irá abordar a importância do planejamento como ferramenta para a gestão estratégica do empreendimento. No último módulo, nos dias 27 e 28 de maio, será feita uma abordagem comportamental em torno do processo sucessório, bem como seus desafios e conflitos.

As informações são da assessoria de imprensa da Famasul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.