CI

Femagri quer fomentar setor que movimenta R$ 8,7 bi em exportações

Evento mostra em três dias as tecnologias para a otimização da lavoura de café e as principais tendências para o setor


Evento mostra em três dias as tecnologias para a otimização da lavoura de café e as principais tendências para o setor

Entre os dias 01 e 03 de fevereiro, a cidade de Guaxupé, no sul de Minas Gerais, recebe a 11ª Femagri – Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas com foco total na produção de café. O evento acontece em um momento muito positivo da cultura cafeeira: em 2011 o Brasil teve um crescimento de 3,6% nas exportações de café em relação a 2010, atingindo R$ 8.706 bilhões de faturamento com a venda externa do produto. E, aproveitando este cenário, a 11a edição da FEMAGRI pretende apresentar soluções para otimizar ainda mais a produção e melhorar a relação custo-benefício para o cafeicultor.


A maior cooperativa de café do mundo, a COOXUPÉ, é a responsável pela realização do evento. “O Brasil é o maior produtor de café de qualidade do mundo e temos apresentado resultados cada vez melhores tanto no mercado interno quanto externo. No ano passado, a COOXUPÉ, que comercializa cerca de 20% da produção mineira de café, conquistou um volume de exportação nunca atingido por outro exportador no Brasil”, revela Carlos Paulino, presidente da cooperativa. No total, a COOXUPÉ exportou 2,6 milhões de sacas.

O evento espera receber este ano cerca de 15 mil visitantes para conferir as últimas novidades do setor e fechar bons negócios. “As pessoas visitam a feira para conferir máquinas, implementos agrícolas e insumos para produção de café, mas acima de tudo, este público está em busca de novidades. A cafeicultura é uma atividade econômica como outra qualquer e, é preciso ficar atento aos custos, pois a atividade agrícola é a céu aberto e está muito exposta a fatores climáticos, pragas, excesso ou falta de água, além das questões ambientais”, analisa.


Cerca de 100 expositores estarão presentes na FEMAGRI mostrando as maiores novidades do segmento.

Grandes diferenciais

Uma Fazenda Experimental foi montada especialmente para a FEMAGRI. A “Fazendinha Cooxupé” mostrará de maneira dinâmica para o produtor, com simulações, as tendências e novidades que prometem diminuir custos e melhorar a produção. O local tem 1.700 metros quadrados e funcionará na FEMAGRI das 09h00 às 18h00. Além da Fazenda, haverá o espaço Plantas de Cobertura, com a apresentação de espécies leguminosas e gramíneas mais adequadas para o manejo racional: proteção, melhoria e recuperação do solo.

Sobre a 11º Femagri
Com um crescimento físico de 40% a feira receberá uma vasta estrutura de apoio com praça de alimentação, serviços de estacionamento, posto médico, banco, internet wireless, acesso ao Portal do Cooperado, dentre outros.

A abertura oficial do evento acontece às 10h00 na próxima quarta-feira, 1 de fevereiro, no palco principal. O horário de funcionamento da FEMAGRI é das 08h00 às 18h00, e a entrada é gratuita.

Serviço
11ª FEMAGRI
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1.300 B Bairro Japy, Guaxupé/MG / (próximo à Torrefação Cooxupé)
Data: 1 a 3 de fevereiro
Horário de funcionamento: Das 8h às 18 horas
Entrada gratuita

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.