CI

Fenômeno atmosférico, reforça as chuvas no Nordeste

Entenda como esta condição mexe com as chuvas nesta segunda


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

O fortalecimento de um VCAN sobre na região, provoca o aumento significativo das instabilidades sobre alguns setores, nesta segunda-feira (16/01). O VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – é um sistema de ventos que gira no sentido horário a cerca de 12 km acima do nível do mar. Devido à intensidade dos ventos em suas bordas, há a formação das nuvens carregadas próximas à superfície. Ao mesmo tempo, no centro de atuação do VCAN, o vento é empurrado de cima para baixo, diminuindo as condições de chuva. 

Dito isto, o centro deste sistema está posicionado sobre o norte da Bahia, de modo que há um impedimento na formação das nuvens carregadas na faixa central do estado. 

Ao mesmo tempo, os ventos mais intensos acima dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, favorecem a formação das nuvens carregadas. Nessas áreas as chuvas podem ser na forma de tempestades e ocorrer de forma bem distribuída sobre a metade norte do Piauí e nordeste do Maranhão. 

Nas demais regiões, principalmente na faixa leste do Nordeste, as chuvas também serão registradas, mas na forma de pancadas fracas, isoladas e de curta duração.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.