CI

Fórum do Meio Ambiente acontece em Nova Prata

Nova Prata promove, de 6 a 8 de junho, o 5º Fórum CIC do Meio Ambiente, no auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo


Com o tema "Água, Resíduos Sólidos e Agricultura no Contexto do Desenvolvimento Sustentável", Nova Prata promove, de 6 a 8 de junho, o 5º Fórum CIC do Meio Ambiente, no auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo.

O evento tem o objetivo de discutir temas estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente na Agenda 21 Brasileira, visando a elaboração da Agenda 21 Local de Nova Prata, um plano de ação para ser adotado localmente por organizações, instituições e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. No último dia do evento, extensionistas da Emater/RS-Ascar irão discutir os temas agricultura sustentável, conservação e recuperação da fertilidade dos solos e uso de defensivos agrícolas. 

O Fórum é realizado em conjunto pela Câmara Cultural da Indústria, Comércio e Serviços de Nova Prata (CIC), Emater/RS-Ascar, Universidade de Caxias do Sul, Instituto Estadual de Educação Tiradentes, Escola Estadual de Ensino Médio Onze de Agosto e Colégio Nossa Senhora Aparecida, com o apoio de diversas entidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. 

Mais atividades na região

Além do fórum em Nova Prata, ações alusivas à Semana do Meio Ambiente, com a participação da Emater/RS-Ascar, acontecerão nos municípios de André da Rocha, Guabiju, Montauri, Nova Pádua, Canela, Gramado, Ipê, Nova Araçá, Nova Petrópolis, Muitos Capões, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Veranópolis, Serafina Corrêa e Jaquirana. Buscando principalmente discutir as questões ambientais e a agricultura e orientar a população quanto às boas práticas de manejo e conservação do ambiente, serão realizadas nesses municípios diversas atividades, como palestras e debates, passeios educativos, campanhas de coleta e reciclagem de materiais, mutirões de limpeza, gincana ambiental e oficinas de compostagem de lixo orgânico, qualidade da água e destinação de esgotos e de artesanato com material reciclável, entre outras. 

Em Gramado, por exemplo, a Emater/RS-Ascar estará inserida na programação da 13ª Semana do Meio Ambiente, juntamente com outras entidades, com um espaço na rua coberta, de 5 a 7 de junho, das 14 às 19h, onde irá trabalhar a temática do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Além disso, no dia 3 de junho, às 8 horas, realizará uma oficina sobre a preparação de sucos naturais, na feira orgânica, na Praça das Etnias. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.