CI

Friboi de Pedra Preta (MT) recebe missão européia amanhã

Instalações frigoríficas do Grupo JBS Friboi, em Pedra Preta, passarão pela vistoria dos técnicos da UE


A unidade de Pedra Preta (MT) do Grupo JBS Friboi passará nesta quinta-feira (22-03) pela inspeção de técnicos do Escritório Alimentício e Veterinário da União Européia. Esta será a segunda visita dos europeus à planta desde que a unidade foi adquirida pelo Grupo JBS, há cerca de um ano e meio. Na sexta-feira, a missão irá inspecionar propriedades rurais que fornecem carne para o frigorífico. Nesta quarta-feira, encerra a vistoria a outra unidade do Friboi, em Barra do Garças (na divisa de Mato Grosso com Goiás). A missão européia chegou ao Brasil na última quarta-feira (14-03).

A série de vistorias, que abrange outros seis Estados, encerra apenas no dia 27. O coordenador geral de Programas Especiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ari Crespim dos Anjos, diz que a visita da missão européia é de rotina. Segundo ele, os técnicos irão avaliar o sistema de rastreabilidade bovina e o trabalho de controle da febre aftosa, após os focos da doença registrados em Mato Grosso do Sul e no Paraná, no fim de 2005, e na Bolívia, em janeiro deste ano.

Além das instalações do Friboi, a missão européia vai visitar fazendas que fornecem animais para o abate e postos de fronteira. A unidade do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), instalada em Rondonópolis, também deve receber a inspeção do grupo. A superintendente da Regional do Indea, Marizete Gregório Tardin, diz que não conhece o roteiro da missão européia e que está aguardando a chegada dos técnicos a partir do fim da tarde de hoje. Representantes do Indea deverão acompanhar a missão européia em todas as visitas.

Marizete destaca que os técnicos da União Européia devem checar os documentos que confirmam a vacinação do rebanho bovino da região contra a febre aftosa, bem como as demais certidões referentes ao controle sanitário animal. Na opinião dela, o atraso na vacinação do rebanho na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano não deve comprometer a condição sanitária das fazendas da Região Sul do Estado. Devido às chuvas, o prazo de confirmação da vacina precisou ser prorrogado em 10 dias.

O coordenador geral de Programas Especiais do Mapa destaca que sempre que uma missão da União Européia vem ao Brasil existe a possibilidade de embargo à produção nacional de carne. Contudo, ele afirma que não considera esta possibilidade em função dos trabalhos de sanidade que vêm sendo desenvolvidos no País. “Sempre existe o risco de haver alguma não conformidade, mas não deveremos ter nenhuma surpresa”, ressalta. O resultado das visitas será apresentado em reunião com técnicos do Mapa, no dia 27, em Brasília.

O Friboi informou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre a visita dos técnicos da União Européia porque está cumprindo um período de silêncio, após pedir a abertura de capital junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O entendimento é que falar sobre as perspectivas da empresa, assim como das estratégias de atuação, pode interferir no valor das ações. O pedido de abertura de capital foi feito em fevereiro, mas ainda não foi concedido pela CVM.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.