CI

Frio intenso no RS, PR, SC, MS e SP, alerta Defesa Civil

Entre a noite de hoje (14) e sábado (16), a chegada de uma massa de ar de origem polar provoca queda de temperatura no Rio Grande do Sul.


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de frio intenso às defesas civis dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Entre a noite de hoje (14) e sábado (16), a chegada de uma massa de ar de origem polar provoca queda de temperatura no Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas oscilarão entre um e cinco graus nas áreas mais altas do Estado, e entre sete e 11 graus nas demais regiões. Nas madrugadas e manhãs dos dias 15 e 16/05, o ar frio favorece a formação de geada no oeste e na campanha gaúcha.

Amanhã (15/05) e no sábado (16), a chegada de uma massa de ar de origem provoca queda na temperatura em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, as mínimas ficarão entre seis e oito graus.

Nesta sexta-feira (15) e sábado (16), a chegada de uma massa de ar de origem polar provoca queda de temperatura no Paraná e em Santa Catarina. No Paraná, as mínimas ficarão entre três e sete graus nas áreas mais altas, e entre nove e 13 graus nas demais regiões. Em Santa Catarina, as temperaturas mínimas oscilarão entre um e cinco graus nas áreas mais altas, e entre sete e 11 graus nas demais regiões.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar os agricultores para que tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada. Também é importante uma atenção especial aos moradores de rua, durante esse período. Ressalta-se que a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido aos ventos do quadrante sul.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta preventivo emitido para São Paulo é baseado em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Inmet.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7