Frutas de outono dão lucro aos produtores de Mato Grosso
Banana oferece maior rentabilidade nesta época do ano
QUAIS FRUTAS VALEM À PENA PRODUZIR NESTA ÉPOCA?
O diretor da Associação de Fruticultura de Mato Grosso, Duilio Maiolino, diz que a fruta que oferece maior rentabilidade nesta época do ano é a banana - seja ela a nanica, conquista ou banana da terra. Essas são as variedades mais apropriadas para a nossa região.
Segundo ele, para se ter um lucratividade garantida é preciso usar as mudas preparadas em laboratórios, pois elas são mais resistentes as pragas.
O abacate, produzido na região da chapada também traz uma aceitação de mercado muito boa e os preços de venda geralmente agradam ao produtor.
COM O ABACAXI O LUCRO É GARANTIDO
O abacaxi que tem sido um produto de grande procura no mercado, já que segundo Duilio, Mato Grosso está importando cerca de 60% do abacaxi de Minas Gerais, por falta de ter mais produção aqui no Estado.
Outra opção boa é a ata. Por ser uma fruta muito procurada, o valor de mercado é bastante satisfatório e se houver uma preparação adequada com agrônomo, o pé de ata pode produzir por mais de 10 anos.
As frutas são ricas em vitaminas e sais minerais, essenciais para o organismo e também fornecem fibras, importantes para regular o intestino.
Por dia, um adulto sem problemas de saúde deve ingerir de três a cinco frutas afirmam os nutricionistas.
O nutricionista Julian Gonçalves Lopes afirma que as cascas são importantes fontes de vitaminas E, por isso, não devem ser descartadas.
“As duras e com gosto não muito agradáveis podem entrar no preparo de sucos e doces, como as de abacaxi e banana, a recomendação é lavar bem a casca em água corrente, passando a mão ou uma esponja, para tirar o excesso de agrotóxico”, diz Julian.