Frutas de outono dão lucro aos produtores de Mato Grosso

Agronegócio

Frutas de outono dão lucro aos produtores de Mato Grosso

Banana oferece maior rentabilidade nesta época do ano
Por: -Redação Folha do Estado
3007 acessos
Com a chegada do outono, chega também a safra de muitas frutas típicas de nossa região.

Abacate, banana, carambola, melancia, coco, abacaxi, goiaba entre outras iguarias naturais, que são encontradas mais frescas e, normalmente, com preços menores.

QUAIS FRUTAS VALEM À PENA PRODUZIR NESTA ÉPOCA?

O diretor da Associação de Fruticultura de Mato Grosso, Duilio Maiolino, diz que a fruta que oferece maior rentabilidade nesta época do ano é a banana - seja ela a nanica, conquista ou banana da terra. Essas são as variedades mais apropriadas para a nossa região.

Segundo ele, para se ter um lucratividade garantida é preciso usar as mudas preparadas em laboratórios, pois elas são mais resistentes as pragas.

O abacate, produzido na região da chapada também traz uma aceitação de mercado muito boa e os preços de venda geralmente agradam ao produtor.

COM O ABACAXI O LUCRO É GARANTIDO

O abacaxi que tem sido um produto de grande procura no mercado, já que segundo Duilio, Mato Grosso está importando cerca de 60% do abacaxi de Minas Gerais, por falta de ter mais produção aqui no Estado.

No entanto esta é uma ótima oportunidade de negócio, já que com a indução floral o abacaxi pode produzir o ano inteiro.

Outra opção boa é a ata. Por ser uma fruta muito procurada, o valor de mercado é bastante satisfatório e se houver uma preparação adequada com agrônomo, o pé de ata pode produzir por mais de 10 anos.

A abundância da estação é um incentivo a mais para o consumo desses alimentos, que colaboram, e muito, com a saúde das pessoas.

As frutas são ricas em vitaminas e sais minerais, essenciais para o organismo e também fornecem fibras, importantes para regular o intestino.

Por dia, um adulto sem problemas de saúde deve ingerir de três a cinco frutas afirmam os nutricionistas.

O nutricionista Julian Gonçalves Lopes afirma que as cascas são importantes fontes de vitaminas E, por isso, não devem ser descartadas.

“As duras e com gosto não muito agradáveis podem entrar no preparo de sucos e doces, como as de abacaxi e banana, a recomendação é lavar bem a casca em água corrente, passando a mão ou uma esponja, para tirar o excesso de agrotóxico”, diz Julian.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink