CI

Fungos ajudam plantas a absorver nutrientes

"Esses fungos ajudam as plantas em ambientes difíceis"


Um subgrupo de super fungos, descoberto por cientistas do Sciencenetwork Wa (UWA) em solos de dois milhões de anos ao longo das planícies costeiras da Austrália, pode ser a chave para a sobrevivência de plantas em solos com deficiência de nutrientes. Os pesquisadores sabem agora que a sobrevivência das plantas, mesmo nos solos mais pobres, é muitas vezes baseada na coexistência entre os fungos micorrízicos e as raízes de uma planta. 

Frequentemente organismos microscópicos fazem isso movendo-se através do solo, juntando-se às raízes das plantas e ajudando as plantas a remover os nutrientes do solo. A descoberta mais interessante do estudo foi que esse local de biodiversidade pode conter alguns super fungos, diz o ecologista de raiz da UWA, François Teste. 

"Esses fungos ajudam as plantas em ambientes difíceis, e apesar de sabermos disso há algum tempo, o interessante deste estudo foi que, como os nutrientes se tornaram extremamente escassos em solos mais antigos, vimos a primeira indicação de que os fungos também estavam lutando, e eles começaram a mostrar sinais de estresse”, comenta. 

Outros estudos examinando as limitações de fósforo em solos muito intemperados também apoiam o conceito de que pode haver um subconjunto de fungos micorrízicos com a capacidade de prosperar onde outros fungos lutam. No entanto, mais pesquisas são necessárias para isolar e identificar esses super fungos no laboratório ou em estufas. 

"O que temos que fazer é ver se podemos usá-los para fins administrativos ou outros, como a restauração. As plantas estão fazendo muitas coisas diferentes para lidar e sobreviver. Os solos da Austrália Ocidental são incrivelmente interessantes e valiosos, e eles podem nos ensinar o que está acontecendo à medida que os solos envelhecem e se empobrecem”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.