GAFANHOTOS: espécies são de comum ocorrência no RS
CI
Imagem: Divulgação/Seapdr
RELATÓRIO

GAFANHOTOS: espécies são de comum ocorrência no RS

A espécie predominante das ocorrências é Chromacris speciosa, o gafanhoto-soldado
Por: -Aline Merladete

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR)  divulgou, nesta segunda-feira (21), mais um relatório. Diversos relatos de ocorrências dos insetos têm sido recebidos pelo Departamento de Defesa Agropecuária da SEAPDR.

Contudo, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, diversas informações de “avistamentos” de gafanhotos estão sendo recebidas. “Em geral a espécie predominante das ocorrências é Chromacris speciosa, o gafanhoto-soldado, de coloração preta com manchas vermelhas quando jovem, evoluindo para verde camuflado quando adulto”.

“A SEAPDR esclarece que estas espécies são nativas, de ocorrência comum no RS e não estão manifestando comportamento de praga agrícola, com ocorrências sem danos às plantas cultivadas e lavouras comerciais”, afirma Felicetti. A orientação inclusive é de não realizar o controle, tendo em vista que estas espécies desempenham função ecológica no meio ambiente e eventuais supressões possibilitariam desequilíbrio local e efeitos adversos ao meio ambiente e na contenção de pragas agrícolas proporcionada pelo mesmo.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink