Governo de Rondônia distribui 12 mil mudas de café

DISTRIBUIÇÃO

Governo de Rondônia distribui 12 mil mudas de café

Foram entregues mudas clonais de alta produtividade da espécie canéfora
Por:
170 acessos

O governo de Rondônia entregou mais de 12 mil mudas de café clonal para agricultores rurais do município de Candeias do Jamari, durante solenidade realizada na última quinta-feira (16). Foram entregues mudas clonais de alta produtividade da espécie canéfora.

A iniciativa faz parte do programa Plante Mais, que visa fortalecer a cafeicultura em Rondônia. Cerca de oito cafeicultores da agricultura familiar do município foram beneficiados. A ação do governo tem objetivo de desenvolver a agricultura familiar, aumentar a renda dos pequenos produtores rurais e incentivar a permanência do homem no campo, além de melhorar as condições de produção.

O aumento do consumo de café no Brasil fez crescer o interesse dos agricultores pelo plantio de cafeeiros em praticamente todos os municípios. Candeias do Jamari não dispõe de recursos orçamentários para a aquisição de mudas clonais de café para atender a grande quantidade de agricultores familiares interessados no cultivo dessa atividade. Para ajudar o município, as mudas adquiridas e disponibilizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), irão contribuir para amenizar a dificuldade no atendimento a esses produtores rurais.

“Realmente nós estávamos precisando desta ida até o homem do campo e desenvolver o setor exatamente como é preciso. A agricultura é que sustenta nossa cidade, o Brasil e o mundo, e nós queremos fortalecer a nossa agricultura local, com o plantio de café, cacau e muito mais. Temos trabalhado muito para nosso município e vamos continuar”, disse o prefeito de Candeias do Jamari, Lucivaldo Fabrício de Melo.

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, a aquisição de mudas clonais é uma estratégia do governo de Rondônia para revitalizar as lavouras cafeeiras em todo o estado. O objetivo é substituir as lavouras convencionais formadas a partir de mudas feitas por sementes, que apresentam produtividade baixa (em torno de 25 a 30 sacas por hectares), por lavouras modernas, implantadas com mudas clonais, com manejo tecnológico adequado, cuja produtividade gira em torno de 80 a 100 sacas por hectare.

“Agora é hora de plantar café. Nosso objetivo é potencializar os agricultores deste setor. Essas mudas precisam ser plantadas o mais rápido possível, com carinho, cuidado e orientação técnica. Muitas coisas boas virão ainda nesse ano da agricultura, em parceria com as prefeituras para benefícios dos produtores”, relatou Evandro Padovani durante a solenidade de entrega.

A assistência técnica para o plantio das mudas de café podem ser solicitadas através da Entidade Autárquica de Assistência técnica e Extensão Rural (Emater-RO), que visa ajudar na coleta de solo para análises, espaçamento adequado de plantio, entre outras dificuldades que podem surgir aos produtores.

Todas essas mudas, para chegar até o produtor, foram atestadas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), sendo livres de nematoides e doenças.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink