Governo/PA apóia Programa Biodiesel na Amazônia

Agronegócio

Governo/PA apóia Programa Biodiesel na Amazônia

A fonte da matéria-prima para os projetos do biodiesel é a palmeira Dendê, cultivada na região do nordeste paraense
Por:
171 acessos
Centenas de agricultores familiares do município de Igarapé-Açu, região de integração do Guamá, serão beneficiados com a implantação do Programa Nacional de Incentivo ao Biodiesel na Amazônia, da Petrobrás. O programa, que conta com o apoio do governo do Estado e que será desenvolvido no Pará, tendo como suporte a agricultura familiar, foi apresentado e debatido na última quinta-feira (13), na sede do Pará Rural no município.

A fonte da matéria-prima para os projetos do biodiesel é a palmeira Dendê, cultivada na região do nordeste paraense. O programa propõe, a partir do Dendê, a produção de óleo vegetal, com fins energéticos.

O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, apresentou aos técnicos da Petrobrás e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) as diretrizes da política do governo do Pará para o biocombustível e as ações do Pará Rural junto à base produtiva, com prioridade para a agricultura familiar de Igarapé-Açu.

Fontes de instituições de pesquisa na região garantem que a prática da agricultura ecológica é executada com a substituição da queima da mata pela trituração da capoeira, utilizando a matéria orgânica como adubo para o solo. Esta prática credencia a região para projetos sustentáveis.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink