CI

Governo/PA apóia Programa Biodiesel na Amazônia

A fonte da matéria-prima para os projetos do biodiesel é a palmeira Dendê, cultivada na região do nordeste paraense


Centenas de agricultores familiares do município de Igarapé-Açu, região de integração do Guamá, serão beneficiados com a implantação do Programa Nacional de Incentivo ao Biodiesel na Amazônia, da Petrobrás. O programa, que conta com o apoio do governo do Estado e que será desenvolvido no Pará, tendo como suporte a agricultura familiar, foi apresentado e debatido na última quinta-feira (13), na sede do Pará Rural no município.

A fonte da matéria-prima para os projetos do biodiesel é a palmeira Dendê, cultivada na região do nordeste paraense. O programa propõe, a partir do Dendê, a produção de óleo vegetal, com fins energéticos.

O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, apresentou aos técnicos da Petrobrás e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) as diretrizes da política do governo do Pará para o biocombustível e as ações do Pará Rural junto à base produtiva, com prioridade para a agricultura familiar de Igarapé-Açu.

Fontes de instituições de pesquisa na região garantem que a prática da agricultura ecológica é executada com a substituição da queima da mata pela trituração da capoeira, utilizando a matéria orgânica como adubo para o solo. Esta prática credencia a região para projetos sustentáveis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.