CI

Grupo JBS-Friboi adere à Biblioteca de Melhores Práticas de TI (ITIL)

Grupo elege elege a consultoria IT Partners para Governança de TI e também para treinamento sobre o assunto aos funcionários


De Anápolis, Goiás, para a posição de maior empresa de carnes do mundo. Essa é a trajetória do Grupo JBS, fundado em 1953 e, hoje, um gigante que fatura cerca de 11,5 bilhões de dólares e conta com 40 mil funcionários no Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos da América e na Austrália. O avanço mais recente deste grupo – também conhecido como Friboi – foi a aquisição, neste ano, da Swift Foods Company. Esse movimento consolidou o perfil do Grupo JBS-Friboi como uma multinacional brasileira com atuação nas áreas de agropecuária, alimentos, produtos de higiene & limpeza, transportes & logística e finanças. Por trás desse universo está uma equipe de TI que, só no Brasil, conta com cerca de 100 profissionais. Para levar os conceitos e disciplinas da Governança de TI à Friboi, a empresa decidiu, em junho deste ano, contratar a consultoria IT Partners para colaborar com a adesão da empresa à Biblioteca das Melhores Práticas de TI (ITIL).

Segundo o CIO do Grupo JBS, Rogério D´Alcântara Peres, trata-se de um caminho sem volta. "A adoção da ITIL não cobre todo o escopo de Governança de TI mas representa um grande avanço na gestão das operações de TI do grupo; estamos certos de que a ITIL nos ajudará na integração da TI com as áreas de negócios, além de elevar o nível de serviços prestados ao nosso cliente interno".

A caminhada em direção às melhores práticas de TI acontece, dentro da Friboi, em etapas. "De junho até outubro, concentramos nossos esforços na organização do Service Desk, no gerenciamento de incidentes, gerenciamento de nível de serviços – disciplina que inclui a construção do Catálogo de Serviços – e no gerenciamento de configuração de todos os dispositivos utilizados na empresa", define Guilherme Jardim, gerente de projetos da Friboi. Em apenas quatro meses, a ITIL já mostrou a que veio. "Nossa adesão às melhores práticas de TI impacta o dia-a-dia dos nossos usuários, dos profissionais de TI e da empresa como um todo".

Profissionais Friboi são treinados em ITIL Foundation

Dentro da equipe de TI, cerca de 30 pessoas foram treinadas pela IT Partners em ITIL Foundation; algumas seguiram até o final do processo e conquistaram seu certificado como profissional Foundation. "Priorizamos a capacitação das equipes envolvidas com suporte, infra-estrutura e telecomunicações", destaca Jardim.
Dando continuidade à adoção da ITIL, o Grupo JBS-Friboi prepara-se para estudar e aplicar os processos de Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento de Capacidade e Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI - disciplinas menos operacionais e mais táticas, na visão do CIO do grupo, Rogério D´Alcântara Peres. "O ciclo de melhoria tem de ser contínuo, mas não podemos esquecer que é necessário dar um passo de cada vez". As informações são da assessoria de imprensa da Friboi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.