CI

Grupo Sarabia firma parceria estratégica com o Parque Tecnológico Itaipu

Foi concretizada a aliança estratégica entre o Grupo Sarabia e o Parque Tecnológico Itaipu - Brasil


Foto: Divulgação

Foi concretizada a aliança estratégica entre o Grupo Sarabia e o Parque Tecnológico Itaipu - Brasil; objetivando unir capacidades e experiências para o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento do Agronegócio 4.0, com soluções inovadoras para o setor no Paraguai e no Brasil. Os termos iniciais foram assinados por José Marcos Sarabia (Diretor do grupo empresarial) e o General Eduardo Garrido (Diretor superintendente do Parque Tecnológico). O evento, realizado na sede do PTI-BR, foi veiculado nas redes sociais da instituição e das empresas Tecnomyl e Agrofértil, um breve relato pode ser visto clicando aqui.

O principal objetivo desta união é compartilhar tecnologias voltadas à tomada de decisão, baseadas em Agricultura 4.0, automação, Big Data, Blockchain, IOT e business intelligence, fortalecendo a liderança do grupo empresarial em seus territórios de atuação, ampliando ainda mais sua competitividade e aumentando a eficiência de seus clientes e aliados.

Nesse sentido, o Grupo Sarabia passa a fazer parte do grande ecossistema do Parque como um pilar entre diversos centros de competência, empresas e instituições de ensino. Inicialmente, esse acordo prevê o investimento de aproximadamente um milhão de reais no desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio. 

Pelo Grupo Sarabia participaram o presidente José Marcos Sarabia; o vice-presidente e diretor comercial Paulo Sergio Sarabia; Antonio Ivar Sarabia, diretor de grãos e Felipi Sarabia, Head da área de Inovação, além do diretor administrativo financeiro Adilson B. Junior e Rogerio Alencar, gerente administrativo e financeiro da Tecnomyl Brasil. Representando o Parque Tecnológico Itaipu - Brasil (PTI-BR) estiveram o Diretor Superintendente, General Eduardo Garrido, o Diretor de Negócios e Inovação Rodrigo Regis, o Diretor Administrativo - Financeiro Flavio Masnik e o Diretor Técnico do PTI Sr. Rafael Deitos.

Felipi Sarabia, Head de Inovação do grupo empresarial, destacou que nos últimos tempos percebe-se um cenário favorável à mudanças, hoje estamos em um mundo cada vez mais acelerado, tecnologias exponenciais surgindo, com startups impactando grandes indústrias e, observando esse cenário, o Grupo Sarabia olhou para essa nova economia iniciando um movimento de inovação. Ele acrescentou que a empresa começou alguns projetos e iniciativas internamente, para posteriormente visitar um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo, o Vale do Silício (EUA). “Lá vimos que inovar é um caminho sem volta. Voltamos e estruturamos um departamento com essa finalidade e com três focos principais: cultura de inovação, gestão de projetos de inovação e conexão com o ecossistema. “Para inovar, precisamos nos unir, nos conectar com as startups, com as universidades, com projetos conjuntos e - como neste caso - com parques tecnológicos”, completa.

O Grupo Sarabia tem visto muitas oportunidades de sinergia para desenvolver projetos relevantes para o agronegócio, por isso consideram que essa aliança com o Parque Tecnológico Itaipu trará grandes resultados para ambas as empresas, para a nossa sociedade e para o agronegócio.
Foco no agronegócio

Por sua vez, o presidente do Grupo Sarabia, José Marcos Sarabia, destacou que estão convictos de que, por meio dessa aliança estratégica, mudarão os rumos deste negócio em termos de inovação. “Nosso foco é o agronegócio. Começamos no Paraguai em 1993 e temos várias empresas conectadas, desde a indústria, na produção de defensivos agrícolas e fertilizantes, e na distribuição desses insumos, bem como na compra de grãos do produtor. Também somos agricultores e pecuaristas, produzimos alimentos, hoje atuamos também comercialmente no Brasil e na Bolívia”, destacou.

Senhor José Marcos destacou que a inovação está no DNA do grupo empresarial desde sua criação, uma das causas da liderança setorial que detém no Paraguai, lembrando também que a agricultura ainda exige mudanças em muitas tecnologias. “Temos a convicção de que, com a tecnologia que existe no Parque Tecnológico e a expertise que temos no agronegócio, podemos criar e desenvolver muitos projetos para a região e para o Paraguai. Esperamos em breve anunciar projetos e soluções inovadoras para o agronegócio”, finalizou.

Unir forças

Durante o ato, eles afirmaram que o Parque Tecnológico contribui não só para a sustentabilidade energética, mas também para a geração de conhecimento que pode fortalecer ainda mais a competitividade dos dois países no agronegócio e que é uma oportunidade de continuar demonstrando o capital intelectual e tecnológico instalado nessa área. “Esperamos que essa aliança contribua para a competitividade e geração de emprego e renda para os dois países”, disse Rodrigo Regis, diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR.

Por sua vez, o diretor-superintendente do PTI-BR, General Eduardo Garrido, disse que a instituição visa a sustentabilidade, oferecendo ao mercado as soluções e a expertise que o Parque Tecnológico ofereceu à Itaipu. “Essa cerimônia materializa uma aliança com uma grande empresa que virá para o nosso ecossistema. O agronegócio é de fundamental importância em nossa região e faz parte das áreas temáticas que definimos em nossa missão”, especificou. “Essa aliança com o Grupo Sarabia é muito importante, pois nos permite construir soluções que vão ajudar cada vez mais o nosso agronegócio”. Garrido acrescentou que o PTI-BR já se aventurou no uso de drones e na implantação de estações meteorológicas de baixo custo, entre outros projetos que podem impulsionar a agricultura.

Lembrou ainda que o Paraguai teve um crescimento significativo do PIB nos últimos anos, e que o Grupo Sarabia foi um dos principais fatores para que esses índices fossem alcançados, o que reafirmou o compromisso na busca pela sustentabilidade, destacando os pontos fortes da região do Paraná para a implantação das tecnologias mencionadas.

Benchmarks em agronegócio e inovação

O Grupo Sarabia agrega ao ecossistema do PTI-BR sua expertise na busca de soluções inovadoras para o agronegócio da região. Com mais de 29 anos no mercado, destaca-se com suas marcas reconhecidas em toda a região de fronteira por meio de suas empresas líderes na agricultura, Tecnomyl e Agrofértil.

Vetor crucial do crescimento econômico regional, o agronegócio está entre os temas de ação do PTI-BR; que tem se dedicado ao desenvolvimento do setor, firmando alianças e desenvolvendo iniciativas voltadas para a transformação do agronegócio do oeste do Paraná. Com base em inovações e tecnologias, seguindo as tendências do Agro 4.0, o ecossistema do Parque Tecnológico conta com empresas que oferecem serviços e tecnologias para o segmento de rastreamento de trânsito animal, informações de satélite para produção agrícola, sistemas de monitoramento aviário e rastreamento de animais. transporte da cadeia produtiva do leite. O Centro de Competência do PTI-BR também possui experiência em sistemas inteligentes de geoprocessamento, infraestrutura de dados espaciais e automação de energias renováveis de alto impacto em sistemas de produção agrícola, pecuária e agroindustrial.

Sobre o Grupo Sarabia

O Grupo Sarabia é líder do agronegócio no Paraguai, na produção e comercialização de produtos agrícolas e armazenagem de grãos, por meio de suas empresas Tecnomyl e Agrofértil. Seus diretores José Marcos Sarabia, Paulo Sergio Sarabia e Antonio Ivar Sarabia participam ativamente de ações de Responsabilidade Social Corporativa, promovendo ações em prol dos setores mais vulneráveis e cuidando do meio ambiente.

Saiba mais em: www.tecnomyl.com.br e www.agrofertil.com.py

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.