Guerra na Europa “bombardeia” trigo brasileiro
CI
Imagem: Paulo kurtz/ Embrapa
CEREAIS

Guerra na Europa “bombardeia” trigo brasileiro

O aumento da produção do grão em solo brasileiro foi um dos assuntos debatidos na reunião
Por: -Leonardo Gottems

A guerra travada entre Rússia e Ucrânia no Leste Europeu pode fazer com que o Brasil tenha que ampliar a sua produção de trigo, de acordo com Rubens Barbosa, Presidente-Executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) depois de encontro com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina.  “Ressaltamos a nossa preocupação com o substancial aumento do preço e o peso que isso representa para a indústria. Mencionei ainda que cada empresa decidirá o que fazer, mas assinalei que seria difícil evitar algum repasse para o preço da farinha”, comenta.

“De forma geral, a reunião foi positiva e construtiva. A Abitrigo continuará a fazer o acompanhamento de todas essas matérias de perto e seguirá reportando as necessidades e o cenário atual ao Ministério”, completa ele.

O aumento da produção do grão em solo brasileiro foi um dos assuntos debatidos na reunião. “Tendo em vista o interesse da ministra no assunto, informamos que o material está em fase de atualização e que, em breve, enviaremos uma nova versão para a avaliação dela”, destacou o presidente-executivo da Abitrigo Rubens Barbosa.

Outro tema debatido no encontro foi a importação das 750 mil toneladas de trigo, sem a cobrança da TEC. “Reforçamos que a Abitrigo não pedirá um aumento desse volume, mas que esse assunto pode voltar à tona caso a situação de fornecimento piore. Nesse caso, entendemos que o governo poderia ter de examinar a possibilidade de isentar a TEC de volumes acima daquela tonelagem”, afirma Barbosa.

Abitrigo reforçou a importância do apoio do MAPA ao projeto da Embrapa, que visa a ampliação da área plantada no norte do Cerrado.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.