CI

Guzolando reúne vantagens das raças Guzerá e Holandesa

Fazenda Teotônio é destaque na criação da nova raça bovina Guzolando


Fazenda Teotônio é destaque na criação da nova raça bovina Guzolando, com matrizes registradas na ABCZ

Fortaleza. No Ceará, o primeiro registro genealógico da nova raça bovina, Guzolando, foi feito pela Fazenda Teotônio, do Grupo Edson Queiroz, junto à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Localizada no Município de Madalena, a fazenda tem plantel com cerca de 400 animais resultantes do cruzamento das raças Guzerá e Holandesa, sendo 62 matrizes registradas. O responsável técnico pelo registro genealógico das raças zebuínas no Estado do Ceará, médico veterinário Célio Pires, diz que a Guzolando foi desenvolvida com o objetivo de produzir um leite com custos mais baixos nas condições tropicais e subtropicais.

Uma Guzolando tem condições de produzir cerca de 25 a 30kg de leite por dia, o mesmo perfil de uma vaca Holandesa, mas com custos 50% menores. "O objetivo do cruzamento é fazer com que a raça Holandesa, mundialmente a maior produtora de leite, embora muito exigente quanto ao clima e à alimentação, ceda para a raça Guzolando as suas características produtivas no que se refere à quantidade de leite", afirma Célio Pires. Da mesma forma, segundo ele, a raça Guzerá cede a rusticidade que se reflete numa melhor adaptação ao clima tropical e melhor aproveitamento das pastagens grosseiras, tornando o custo de produção do leite mais baixo.

O veterinário afirma também que se deve levar em conta que a Guzolando oferece uma maior resistência contra os ecto e endoparasitas, ou seja, carrapatos e verminoses, respectivamente. Além disto, a nova raça também apresenta maior resistência às doenças infecto-contagiosas, tais como a tuberculose e a mastite. O novo cruzamento foi originado no País a partir de 2005, mas há 40 anos a Fazenda Teotônio já vinha realizando a cobertura com Guzerá e Holandês. Porém somente em setembro de 2009 a Associação de Criadores de Guzerá do Brasil firmou convênio com a ABCZ para execução do serviço de registro genealógico. O firmamento aconteceu durante a Expogenética, exposição que acontece anualmente em Uberaba (MG).

O filhote da nova raça pode ser originado por monta natural ou por inseminação artificial, utilizando-se fêmeas Guzerá e um macho holandês. Desta forma, sendo estas fêmeas mais rústicas e resistentes, torna o procedimento mais barato. O bezerro a ser registrado, em primeiro cruzamento, terá duas partes iguais de sangue das duas raças. Este é o animal mais rústico e vale para o efeito de registro genealógico junto a ABCZ. Mas também poderá ser, em segundo cruzamento, com três quartos de sangue Holandês e um quarto da Guzerá. Ou ainda, em terceiro cruzamento, chegar ao chamado "puro sintético", que equivale a três oitavos de sangue Guzerá mais cinco oitavos do Holandês.

Célio Pires projeta que, a médio e longo prazo, a tendência é ser aceito como Guzolando o animal puro sintético, uma vez que fica mais fácil para a uniformização da raça. No trabalho pioneiro da Fazenda Teotônio, os cruzamentos das duas raças originaram animais que serviram de base para a produção de leite no plantel.

As matrizes já registradas passaram por um sistema de comunicação de cobrição (acasalamento), possibilitando, posteriormente, a comunicação de nascimento dos filhotes e exame de DNA para confirmação de paternidade e maternidade de cada um dos animais. Todo esse trabalho é efetuado por técnico credenciado pela ABCZ.

Entre as vantagens da Guzolando, o veterinário destaca ainda que a alimentação é basicamente à base de capim e os animais vivem bem em instalações rústicas.

Ao contrário do Holandês, que se adapta melhor a climas frios e temperados, exigindo até mesmo ventiladores, caso as temperaturas sejam mais elevadas. O superintendente agropecuário do Grupo Edson Queiroz, Henrique Jorge Braga Gomes, destaca que, para a Fazenda Teotônio, este cruzamento é mais uma opção comercial, na venda de tourinhos para melhoramento genético de planteis de produtores do Estado, devido a junção de aptidão das duas raças. "No futuro, também servirá para a venda de matrizes como também na produção de leite", afirma ele.

Fique por dentro
Aptidão leiteira

A raça Guzolando é representada por bimestiços oriundo dos cruzamentos entre as raças Holandesa e Guzerá. Os animais combinam vantagens das duas raças. As composições de sangue dão destaque à aptidão leiteira do gado Holandês, sem perda da capacidade de produção de carne e leite, rusticidade e adaptabilidade aos trópicos, características pronunciadas no Guzerá.

O registro exige ainda dados que comprovem boa produção leiteira na genealogia dos animais. Os exemplares desta nova raça apresentam porte médio a grande, temperamento vivo, mas dócil e pelagens variadas, principalmente mais escuras, que resultam das combinações das duas raças de que eles se originam.

As fêmeas têm elevada aptidão leiteira e ostentam a forma tradicional de cunha, úbere bem inserido e desenvolvido. Os machos são musculosos, com altos índices de ganho de peso. A raça tem excelente desempenho e grande aceitação em todo o Brasil. A Fazenda Teotônio, em Madalena, é pioneira no Estado do Ceará com o registro da Guzolando junto à ABCZ.

MAIS INFORMAÇÕES

Fazenda Teotônio
Município de Madalena
Sertões de Canindé
(88) 3402.2600

Doutor Vet responde

Cuidados domésticos

Maria do Carmo Ferreira, da cidade de Crateús, diz que está grávida e tem animais domésticos em casa, como um cão da raça Pastor Alemão. "A minha dúvida é como lidar com ele agora na gestação, pois tenho receio de doenças e quando o bebê nascer que cuidados devo ter ?", quer saber a criadora e futura mamãe.

Em primeiro lugar é preciso que fique claro que a convivência responsável com os animais, seguindo as orientações de médicos veterinários, possibilitará a criação de animais saudáveis sem qualquer risco à saúde humana, mesmo para as gestantes. Quanto a sua pergunta nós utilizamos um guia geral para proprietários de animais de estimação para evitar a transmissão zoonótica de doenças:

1) Procurar cuidado veterinário para todos os animais de estimação clinicamente doentes; 2) O exame físico e o exame fecal devem ser realizados pelo menos uma ou duas vezes por ano; 3) O material fecal produzido no ambiente caseiro deve ser removido diariamente, de preferência por um indivíduo que não esteja imunocomprometido (pessoas com AIDS) ou mulheres grávidas; 4) Forrar as bandejas sanitárias e limpar periodicamente a bandeja com água escaldante e detergente;

5) Não permitir que cães e gatos bebam água da privada (bacia sanitária); 6) Utilizar luvas quando mexer no jardim e lavar vigorosamente as mãos quando terminar; 7) Filtrar ou ferver água das fontes no ambiente; 8) Lavar as mãos após manipular animais; 9)Não manipular animais que não sejam familiares; 10) Alimentar os animais de estimação apenas com alimentos comercialmente processados;

11) As pessoas não devem dividir utensílios para alimentos com animais; 12) Evitar ser lambido por animais; 13) As unhas de felinos devem ser cortadas frequentemente para diminuir o risco de arranhadura; 14) Controlar potenciais vetores, como pulgas, carrapatos e baratas, que podem trazer agentes zoonóticos para dentro do lar; 15) Cozinhar carnes para consumos humanos a 80°C por no mínimo 15 minutos; 16) Usar luvas quando manusear carne e lavar as mãos vigorosamente com sabão e também com água quando terminar o trabalho.

Seguindo os cuidados recomendados a gestante terá uma gravidez tranquila do aspecto de zoonose. Quanto à criança a senhora deve ter o cuidado de acostumá-lo com o animal, já que seu bebê é uma pessoa estranha para ele. Quanto ao seu animal se ele estiver clinicamente sadio poderá ter um convívio tranquilo com a sua família, mas aconselho que leve a um médico veterinário na sua região para que o mesmo seja acompanhado.

PAULO SÉRGIO FERREIRA BARBOSA*

*Professor de Clínica Médica de Pequenos Animais da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet-Uece)

VALÉRIA FEITOSA
EDITORA DO REGIONAL

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.