CI

Herbicida natural pode substituir glifosato

“Nós isolamos 7dSh bioativo de sobrenadantes de cultura da cianobactéria Synechococcus elongatus"


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriu um herbicida natural que pode substituir o herbicida glifosato, um dos mais utilizados no mundo. De acordo com eles, trata-se de uma recém-descoberta molécula de açúcar sintetizada a partir de cianobactérias que inibe o crescimento de vários microrganismos e plantas, mas é inofensiva para humanos e animais. 

Para conseguir esse resultado, eles identificaram um antimetabólito muito incomum com uma estrutura química “impressionantemente simples”, que consiste em uma molécula de açúcar com o nome científico de “7-deoxy-sedoheptulose (7dSh)”. “Ao contrário dos carboidratos comuns, que normalmente servem como fonte de energia para o crescimento, essa substância inibe o crescimento de várias plantas e microrganismos, como bactérias e leveduras”, indicou o ciclovivo.com.br. 

“Nós isolamos 7dSh bioativo de sobrenadantes de cultura da cianobactéria Synechococcus elongatus. Uma síntese quimioenzimática de 7dSh usando a transcetolase de S. elongatus como catalisador e 5-desoxi- D- ribose como substrato permite a bioprofilação antimicrobiana e herbicida. Organismos tratados com 7dSh acumulam 3-desoxid- D - arabino-heptosonato de 7-fosfato, que indica que o alvo molecular é a 3-desidroquinato sintase, uma enzima chave da via do chiquimato, que está ausente em humanos e animais. A atividade herbicida de 7dSh está na faixa micromolar baixa”, diz o resumo do artigo. 

Os cientistas esperam substituir a longo prazo os herbicidas controversos, que representam um risco para a saúde. No entanto, a eficácia no campo, a degradabilidade do solo e a inofensividade para o gado e os seres humanos, em relação ao 7dSh, ainda precisam ser mais investigadas em estudos abrangentes de longo prazo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.