Herbicida natural pode substituir glifosato
CI
DESCOBERTA

Herbicida natural pode substituir glifosato

“Nós isolamos 7dSh bioativo de sobrenadantes de cultura da cianobactéria Synechococcus elongatus"
Por: -Leonardo Gottems

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriu um herbicida natural que pode substituir o herbicida glifosato, um dos mais utilizados no mundo. De acordo com eles, trata-se de uma recém-descoberta molécula de açúcar sintetizada a partir de cianobactérias que inibe o crescimento de vários microrganismos e plantas, mas é inofensiva para humanos e animais. 

Para conseguir esse resultado, eles identificaram um antimetabólito muito incomum com uma estrutura química “impressionantemente simples”, que consiste em uma molécula de açúcar com o nome científico de “7-deoxy-sedoheptulose (7dSh)”. “Ao contrário dos carboidratos comuns, que normalmente servem como fonte de energia para o crescimento, essa substância inibe o crescimento de várias plantas e microrganismos, como bactérias e leveduras”, indicou o ciclovivo.com.br. 

“Nós isolamos 7dSh bioativo de sobrenadantes de cultura da cianobactéria Synechococcus elongatus. Uma síntese quimioenzimática de 7dSh usando a transcetolase de S. elongatus como catalisador e 5-desoxi- D- ribose como substrato permite a bioprofilação antimicrobiana e herbicida. Organismos tratados com 7dSh acumulam 3-desoxid- D - arabino-heptosonato de 7-fosfato, que indica que o alvo molecular é a 3-desidroquinato sintase, uma enzima chave da via do chiquimato, que está ausente em humanos e animais. A atividade herbicida de 7dSh está na faixa micromolar baixa”, diz o resumo do artigo. 

Os cientistas esperam substituir a longo prazo os herbicidas controversos, que representam um risco para a saúde. No entanto, a eficácia no campo, a degradabilidade do solo e a inofensividade para o gado e os seres humanos, em relação ao 7dSh, ainda precisam ser mais investigadas em estudos abrangentes de longo prazo. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.