CI

Herbicida natural poderia controlar ervas daninhas

Projeto argentino detectou espécies que tinham a capacidade de impedir o crescimento de plantas invasoras


Um herbicida natural que foi encontrado na argentina está sendo considerado como a nova solução que pode controlar ervas daninhas. A descoberta foi realizada pelo Inbioar, que é um projeto biotecnológico que, por meio da fitoquímica e ecologia, busca desenvolver produtos a partir de extratos vegetais para proteção de cultivos. 

Gustavo Sosa, líder do projeto Inbioar, explicou que tudo começou com uma pergunta. “É realmente algo que vemos todos os dias quando vamos a campo, e usamos o conhecimento que já existia. Quando um vê as ervas daninhas no ombro, ele se pergunta: por que isso cresce e outras não? Que segredo você tem? " indagou. 

“Depois disso, e por dois anos, nos dedicamos a coletar mais de 100 amostras por mês de diferentes partes do país, e fomos capazes de determinar que sob condições estressantes, essas ervas daninhas liberam uma substância química que inibe o crescimento de outras plantas, isto é, produz um herbicida natural. Com o tempo, encontramos plantas que produzem herbicidas que estão em sintonia com o que a indústria quer, que é uma substância química que trabalha a 2 kg / ha ou menos. Depois disso, criamos dois protótipos que eram herbicidas e um fungicida que funciona a 2,5 kg / ha. São quase os mesmos valores de ação que lidam com produtos comerciais”, completa. 

Perguntado se o mercado de produtos orgânicos é o objetivo do projeto, Sosa disse que "originalmente a ideia era, porque o mercado orgânico não tem a concorrência que a produção extensiva de grãos faz. Além disso, nós não pensávamos que encontrar algo que funcione com dois quilos por hectare. Agora que temos, não podemos nos limitar a produtos orgânicos ". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.