CI

Horta em apartamento – faça a sua

Várias espécies de folhosas e temperos convivem bem em ambientes menores como apartamentos


Foto: Marcel Oliveira

Quem não gosta de um tempero fresco colhido na hora? Ou de uma alface, couve, tomate-cereja? Essa realidade parece distante dos moradores de áreas urbanas, com rotinas de trabalho intenso e que moram em apartamentos ou casas pequenas. Mas não é bem assim. Em um pequeno espaço e com cuidados básicos é possível ter um canteiro ou vasos com salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, alecrim, chás e outros tipos de verduras folhosas. Além de delicioso também é econômico.

As opções vão desde aquele espaço na sacada, horta vertical em vasos ou garrafas pet e até imãs de geladeira. Quanto aos cuidados basta que pegue luz do sol pelo menos 4 horas ao dia; seja protegido do vento e seja irrigado respeitando o índice hídrico de cada espécie. 

Veja como se comportam algumas espécies:

Manjericão: precisa de muito sol e de muita água, por isso é interessante que ele tenha um vasinho só para ele.
Tomate-cereja: ele precisa de bastante sol.
Hortelã: assim como o manjericão, a hortelã também precisa de um vaso só para ela. A hortelã é ótima para fazer chás e também para incrementar sucos. Gosta de muita água.
Salsinha e cebolinha: esses dois se dão super bem, por isso eles podem ser plantados no mesmo vaso. 
Alecrim: importante que receba iluminação direta e abundante. O alecrim não precisa  e nem gosta de muita água. Deixar a terra encharcada costuma ser fatal, portanto regue, no máximo, duas vezes por semana.
Orégano: a irrigação deve ser feita diariamente, já que o orégano não tolera terra seca.
Pimenta: várias espécies são cultivadas: dedo-de-moça e malagueta estão entre as mais famosas. Apesar da diversidade, elas requerem cuidados parecidos. É recomendável plantá-la durante o inverno para que se desenvolva no verão. Ao menos seis horas diárias de exposição ao sol são necessárias. As regas precisam ser feitas três vezes por semana.

E aí gostou das dicas? Tem uma reportagem em vídeo mostrando um sistema automatizado de cultivo de hortaliças em apartamento. Confira:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.