CI

Humanos já eram carnívoros há 1,2 milhão de anos 

A pesquisa abordou também a metodologia de obtenção dessa carne


Foto: Marcel Oliveira

Um projeto de pesquisa liderado pela Universidade de Granada mostrou que os primeiros colonizadores da Europa, presentes em Orce há 1,2 milhão de anos, já utilizavam carne animal para se alimentar e que sua dieta incluía desde hipopótamos até tartarugas. Para chegar a essas novas conclusões, os pesquisadores estudaram as marcas de corte encontradas na superfície dos ossos e restos encontrados no local Fuente Nueva 3, informou a Universidade de Granada. 

Um dos elementos mais originais com que este trabalho contribui é a demonstração de que os colonos conseguiram chegar cedo aos cadáveres dos animais e consumir suas partes mais nutritivas antes da competição, neste caso outros carnívoros. Esses dados pressupõem que eles alcançaram os recursos antes dos outros animais ou competiram diretamente contra eles ou os expulsaram em busca de comida, o que significaria enfrentar tigres dente-de-sabre, hienas gigantes e cães selvagens. 

Conforme explica o pesquisador da Universidade Complutense de Madri José Yravedra, que dirige este estudo, sabe-se que o homem atuou ativamente no animal se houver estrias de carne infligidas com arestas de pedra cortantes em um tipo de carne. 

“A metodologia é muito complexa mas baseia-se na observação de cada uma das alterações que os ossos apresentam e na comparação com as espécies actuais que, por razões óbvias, conhecemos melhor, e também com outros depósitos”, afirmou. adicionado. 

A pesquisa abordou também a metodologia de obtenção dessa carne, que segundo o professor do Departamento de Pré-história e Arqueologia da Universidade de Granada Juan Manuel Jiménez Arenas, coordenador do Projeto Orce, os transformou em catadores por serem necrófagos, e não caçadores de carne. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.