CI

Husqvarna apresenta giro zero para auxiliar no cultivo de erva-mate

Com alta tecnologia, equipamento desenvolvido pela multinacional sueca torna a manutenção da cultura mais eficiente


Popular na região sul do país, a erva-mate alcançou o volume de 333 mil toneladas colhidas no ano de 2014. O número faz parte da pesquisa Produção da Extração Vegetal e Silvicultura, elaborada pelo IBGE, e representa um crescimento de 11% comparado ao período anterior. Hoje, os principais estados produtores são Paraná (86,3%), Santa Catarina (7,6%) e Rio Grande do Sul (6,1%).
 
Pelo fato de a erva-mate ser considerada um dos principais produtos não madeireiros do mercado florestal, o setor está constantemente em busca de métodos que ajudam a aprimorar a atividade no campo e, consequentemente, garantir o aumento dos lucros e da produtividade. Por isso, a sueca Husqvarna, líder global em equipamentos para o manejo de áreas verdes, aposta na utilização do Giro Zero, modelos PZ 60 (para áreas acima de 300 mil m²) e MZ 52 (áreas de até 300 mil m²), para a limpeza entre as ruas da plantação.
 
“A Husqvarna conta com uma ampla linha de equipamentos que auxiliam em diferentes culturas, nossas tecnologias são ergonômicas, de fácil manuseio e ajudam a otimizar o trabalho no campo. No cultivo da erva-mate, por exemplo, o Giro Zero substitui o uso da roçadeira ou da foice, o que garante uma redução no tempo de trabalho e torna a atividade mais segura e confortável”, explica Márcio Stanieski, consultor técnico da Husqvarna.
 
Por possuir uma tecnologia para girar 360º em torno do próprio eixo durante a operação, o Giro Zero é a melhor maneira de realizar a limpeza entre os pés de erva-mate sem prejudicar a plantação. “Em grandes propriedades, a atividade é realizada com tratores, no entanto, seu uso pode provocar a quebra de galhos e danificar as folhas”, pontua Stanieski.
 
Além disso, os modelos PZ 60 e MZ 52 oferecem o que há de mais avançado no mercado para corte de gramados, pois possuem motores potentes, estrutura e plataforma de corte robustas e um sistema de controle hidrostático, que garante maior velocidade, precisão no corte, produtividade e muito conforto.
 
Controle de enfermidades
 
Além do uso do Giro Zero, a Husqvarna indica também o Atomizador 362D28 para a aplicação de defensivos agrícolas nas plantações de erva-mate. Com alto desempenho, o equipamento pode ser utilizado com partículas em pó e granuladas ou como nebulizador, pois conta com bocal ajustável para diferentes aplicações, permitindo melhor dispersão de insumos, com gotas de diâmetro que variam de 60 a 100 µm (microns). O modelo possui ainda a tecnologia Smart Start®, que garante arranque mais rápido e com mínimo esforço.
 
“O Atomizador é recomendado, principalmente, para utilização na agricultura familiar, que busca soluções de fácil manuseio e ergonômicas. O equipamento tem um alcance de 12 metros tanto na vertical quanto na horizontal, o que evita a dispersão dos insumos e melhora os resultados de aplicação”, destaca o consultor técnico de produtos.
 
Para localizar a revenda Husqvarna mais próxima de sua região, ligue: 0800 77 323 77 ou acesse www.husqvarna.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.