A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está alertando os produtores rurais de Camapuã, no centro-norte de Mato Grosso do Sul, e Itahum, no sul do Estado, para que vacinem o gado contra a raiva bovina (doença provocada por mordida de morcego hematófago). Os dados oficiais mostram que a doença já matou 436 animais, entre bovinos e eqüinos, somente este ano em MS. “Mas isso são dados oficiais. Na verdade estimamos que a raiva bovina mata em torno de dois mil animais por ano no Estado”, afirmou o coordenador de operações contra a raiva bovina da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Ademar Mori.
Pelos dados oficiais da Iagro, o Mato Grosso do Sul registrou 84 focos de raiva bovina em 19 municípios este ano. "Quando os animais começam a morrer, o criador vacina o resto do rebanho contra tudo, menos contra a raiva. Infelizmente esse é o último diagnóstico", disse Ademar. Somente em 11 municípios do Estado, considerados críticos, a vacinação é obrigatória. Em Camapuã e Itahum, a raiva bovina é uma novidade, segundo a Iagro. Só em Camapuã, a doença já matou 130 animais nos últimos dias.