CI

IBGE: Brasil mais do que dobra uso de agrotóxicos em 10 anos

São Paulo lidera o ranking nacional no uso de químicos


O uso de agrotóxicos na agricultura do Brasil saltou de 2,7 quilos por hectare em 2002 para 6,9 quilos por hectare em 2012, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (19.06) que constam na pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. O crescimento foi de 155% no período de 10 anos.

Cerca de 64,1% dos produtos utilizados em 2012 foram considerados pelos Indicadores como perigosos e 27,7% muito perigosos. Os agroquímicos mais utilizados naquele ano foram herbicidas, com 62,6% do total de vendas, seguidos dos inseticidas, com 12,6%, e dos fungicidas, com 7,8%.

A região que teve mais uso de agrotóxicos foi o Sudeste do país, com 8,8 quilos por hectare em 2012. São Paulo esteve no topo de consumo proporcional com 10,5 quilos por hectare. Os estados de Goiás e Minas Gerais também ocuparam o "pódio", respectivamente. O menor uso foi verificado no Amazonas e no Ceará.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.