IBGE eleva projeção de safra para 2019

Safra de grãos

IBGE eleva projeção de safra para 2019

Milho e aveia têm os melhores desempenhos
Por: -Eliza Maliszewski
719 acessos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aumentou a projeção para a safra de grãos neste ano. Devem ser colhidas 234,7 milhões de toneladas. Isso representa 3,2 milhões de toneladas a mais do que a estimativa inicial feita pelo órgão em abril. O total de cereais, oleaginosas e leguminosas deve ser 1,4% maior e deve superar a safra 2018 em 3,6%.

A área colhida também deve aumentar em 2,7%, somando 62,6% milhões de hectares no país (0,5 % a mais que a projeção de abril). Em termos de regiões o Centro-Oeste lidera com 45,2% do total, seguido do Sul com 33,2%. As duas regiões juntas somam 80% do total do país. Falando em estados, mais de um quarto da produção está no Mato Grosso (27,5%), seguido do Paraná (15,7%) e do Rio Grande do Sul (14,7%). Em relação à safra passada apenas o Sudeste tem queda de 3,3%. Todas as outras regiões devem ter safras maiores.

Arroz, milho e soja ocupam juntos 87,4% da área colhida, somando 92,4% de toda a produção nacional. A soja registra alta de 2,1% na área plantada e queda de 4,5% na produção.  Já o arroz acumula quedas, tanto em área (10,3% a menos) e em produção (11,2%). Já o milho tem bom desempenho. Teve 6,3% em incremento de área e 15,7% em produtividade. A aveia é a que tem a melhor estimativa, com 18% a mais do que o esperado em abril. Feijão e café registram quedas na estimativa. 
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink