CI

Imea propõe diagnóstico da suinocultura em MT

Com um estudo mais amplo, o setor poderia analisar melhor os problemas e elaborar estratégias mais eficientes e precisas para desenvolver a atividade


O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apresentou nessa quinta-feira (20) à diretoria da Acrismat, a proposta de se fazer um diagnóstico da suinocultura estadual. A entidade é carente de dados, que são levantados de forma deficitária. Com um estudo mais amplo, o setor poderia analisar melhor os problemas e elaborar estratégias mais eficientes e precisas para desenvolver a atividade. O custo para fazer o diagnóstico seria de aproximadamente R$ 200 mil.

O superintendente do Imea, Seneri Paludo, explica que é preciso saber os pontos favoráveis e os contras da atividade, com o objetivo de criar um ambiente mercadológico da suinocultura. "Para isso vamos delimitar a cadeia, elaborar questionários, contextualizar segmentos e identificar o papel da atividade no Estado", diz ao considerar que é até contraditório Mato Grosso ser o maior produtor de grãos e ter uma suinocultura que não acompanha esse movimento.

Entre os produtos derivados do projeto estariam análise quantitativa, com o levantamento do rebanho de suínos, e localização das granjas; análise qualitativa, com estratégias competitivas; e ações que indicariam quais caminhos os mais favoráveis aos produtores. "Para tanto deslocaríamos uma equipe do Imea para as propriedades e contaríamos com a ajuda de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)". A diretoria da Acrismat gostou do projeto e vai buscar parcerias na tentativa de financiar o trabalho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.