Começa a ser comercializado no mercado brasileiro o palmito de pupunha Intiyán da empresa Inaceres – companhia fruto da joint-venture entre o Grupo Agroceres e a equatoriana Inaexpo.
No ano passado, as duas empresas estabeleceram parceria para produzir no Brasil o palmito cultivado da pupunha, chamado Intiyán - marca de palmitos em conserva nº1 no mercado mundial, líder nas exportações e presente em países como os Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Japão.
Num primeiro momento, o Coração de Palmito Intiyán está sendo importado do Equador, mas no primeiro trimestre de 2003 está previsto a primeira colheita no Brasil.
O palmito Intiyán está sendo produzido em Uruçuca, 30 quilômetros de Ilhéus, na Bahia - onde, este ano, serão plantadas mais de 2,3 milhões de mudas de pupunha e também onde ocorrerá o processo de industrialização do palmito Intiyán. Para se ter uma idéia, o projeto já envolveu investimentos de cerca de R$ 7 milhões entre 2001 e 2002, com geração de 750 empregos diretos.
Nas versões inteiro, picado ou em pedaços, o Coração de Palmito Intiyán recebe esse nome, porque é extraído do centro do talo, ou seja, da região mais nobre, tenra e saborosa do palmito. São desenvolvidos a partir da palmeira Bactris gosipae, em viveiros de alta segurança sanitária e depois cultivados em plantações modernas com manejo em conformidade com a produção natural.
Tanto que o palmito Intiyán chega ao mercado brasileiro já aprovado pelas mais importantes companhias auditoras de processos alimentícios do mundo. São os casos da Food and Drug Administration, a Bureau Veritas e a Campden, da Inglaterra. Além disso, o palmito Intiyán é comercializado na rede de supermercados Carrefour, Casino e Pomodes da Argentina e França; Intermache na França; Jumbo na Argentina e Chile; e Walmart, sendo a única marca aprovada por toda cadeia.
Informações e solicitação de catálogos sobre o Coração de Palmito Intiyán através do 0800-556422 e no site www.agroceres.com.br.