CI

Incentivo financeiro e 60 anos de tradição garantem lucro com ecoturismo

Turismo rural em Santa Catarina


Seis irmãos e uma herança. Foi assim que começou a experiência turística no Sítio Arroio da Serra, em Uribici (SC). Em vez de dividir a propriedade de 45 hectares, eles juntaram suas economias e começaram um novo negócio. “A gente só tinha um terreno e sessenta anos de experiência em agricultura, já que a família inteira se criou aqui na roça com o pai”, conta Dilmo Israel, 47 anos.


O começo não foi fácil, a propriedade precisava de melhorias. Para isso, além das economias da família, eles acessaram crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A experiência deu certo, e, ainda hoje, a família recorre ao crédito quando precisa investir ou custear alguma atividade. “Se não fosse isso a gente não conseguia sair do chão”, afirma Dilmo.

Para ele a experiência foi um sucesso. “Talvez estivéssemos numa situação com a propriedade totalmente jogada e pouco produtiva se não fosse essa ajuda. Tudo isso foi fundamental para tornar o espaço produtivo e manter a família unida.”

O roteiro

A alimentação farta, elaborada a partir de produtos caseiros, é um dos pontos altos do passeio. O visitante pode se deliciar com pães, roscas, coalhada, doces, geleias e frutas. Tudo produzido na propriedade e de forma orgânica. Muitos gostam tanto dos quitutes que enchem sacolas para levar para casa.

Além disso, a propriedade oferece cavalgada, pescaria, banho de cachoeira, trilha e até passeio de trator. “A gente descobriu que aquilo que é muito simples, muito corriqueiro para nós, é uma coisa inusitada para o pessoal que vem dos grandes centros. Então, simplesmente você dar uma volta de trator na carrocinha, ter contato com um cavalo ou colher duas espigas de milho é uma atividade interessantíssima para o pessoal que vem”, explica.

A nova atividade rendeu um incremento de aproximadamente 50% na renda da família, que também produz kiwi, caqui, e quase tudo que é oferecido aos hóspedes. O sítio Arroio da Serra faz parte do projeto Acolhida na Colônia, apoiado pela ação orçamentária de fomento a agregação de valor e geração de renda do MDA. São 14 propriedades rurais da agricultura familiar que trabalham o turismo rural no estado de Santa Catarina. 
?
Detect language » Portuguese

?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.