CI

Índia deve usar o modelo israelense de sistema de irrigação

"O sucesso da irrigação por gotejamento em Israel deve-se as considerações dadas às exigências dos agricultores"


A Índia deve adotar o modelo israelense de sistema de irrigação por gotejamento, já que é baseado nas exigências dos agricultores e não é projetado pela indústria como o usado no país, sugeriu um conservacionista indiano. Falando em um evento em 17 de agosto, Popatrao Pawar também pediu o cultivo de culturas com base no clima ou padrões de colheita e pôr fim à irrigação por inundação, um processo comum de irrigação em toda a Índia. 

"O sucesso da irrigação por gotejamento em Israel deve-se a todas as considerações dadas às exigências dos agricultores", disse Pawar no IIMPACT 2019, uma conferência da PAN IIM Alumni. Na Índia, o sistema de irrigação por gotejamento é projetado pela indústria, sem a participação do agricultor, disse ele. 

A conservação de água de Pawar na aldeia de Maharashtra, no Hiware Bazar, ajudou a melhorar o nível do lençol freático em 35 a 40 pés. Ele liderou a transformação do Bazar de uma aldeia propensa à seca para uma aldeia modelo verde e próspera. Seu modelo de conservação de água está sendo ensinado em instituições como a Universidade de Pune e IIT Delhi. 

Pawar disse que convenceu os agricultores de sua aldeia a pular uma temporada de cultivo de Rabi e economizar água. "Isso resultou em todos descansando e em férias, a fertilidade dos campos melhorou com o processo de pousio e a imensa economia de água e energia. Mais de 80% desses distritos estão adotando o modelo do Hiware Bazar para conservar a água ", disse ele durante o evento, que foi realizado para introduzir novas tecnologias naquele país. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.