Índia irá desenvolver mais de 13 sementes transgênicas
Os pesquisadores disseram que o país precisa adotar formas mais eficientes de agricultura
Foto: Divulgação
Os transgênicos são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético. Ou seja, quando são inseridos nos organismos genes provenientes de outro. Instituições indianas estão engajadas no desenvolvimento de sementes geneticamente modificadas (GM) para 13 culturas, entre elas como: arroz, trigo e cana-de-açúcar.
De acordo com a Reuters, em outubro, o Ministério do Meio Ambiente concedeu autorização para sementes de mostarda transgênica localmente, com potencial para abrir o caminho para a liberação comercial da primeira safra de alimentos do país em cerca de dois anos. O algodão é a única cultura GM atualmente permitida para cultivo na Índia.
A pesquisa também está sendo feita pelo Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR, na sigla em inglês) estadual e outras organizações para desenvolver sementes GM para batata, feijão, lentilhas, grão-de-bico e banana, disse o Ministério da Agricultura em comunicado . Os pesquisadores disseram que a crescente população da Índia e a diminuição das terras cultiváveis ??significam que o país precisa adotar formas mais eficientes de agricultura.
A Índia é o país é o mais populoso depois da China.