CI

Índia quer abrir 5.000 usinas de biogás

País está explorando fundos globais


Foto: Pixabay

O governo da Índia está explorando alternativas financeiras globais para a implementação de projetos de biogás comprimido (CBG), disse a Ministra do Petróleo Dharmendra Pradhan em uma tentativa do país de reduzir suas importações de petróleo. Para isso, a ideia é abrir cinco mil usinas de biogás no país. 

"Também estamos explorando fundos globais para financiar projetos de CBG", disse Pradhan na abertura de uma planta de biogás em Tamil Nadu. 

Sendo assim, a Índia planeja investir US$ 24 bilhões na instalação das usinas que pretendem produzir 15 milhões de toneladas de biogás comprimido em 2023 e deseja que o subproduto dessas usinas contribua para o crescimento da agricultura orgânica. "Um novo pacote para empresas de média e pequena escala também ajudará a financiar plantas de CBG na Índia", acrescentou Pradhan. 

Uma das principais fontes de poluição atmosférica que envolve vastas áreas do norte da Índia, incluindo a capital Nova Délhi, é a queima de palha e restolho da safra anterior de arroz, em preparação para novas plantações nos meses de outubro e novembro. As novas unidades de biogás permitirão que os agricultores do norte do país eliminem essas práticas e usem restolho como matéria-prima e atenuem a contaminação sufocante causada pelas queimadas que devastam o país a cada inverno. 

De acordo com Thayssen Carvalho, do Portal Brasil Solar, o desenvolvimento sustentável na Índia vem ganhando cada vez mais força no país. “Com os novos usos de biomassa na índia, muitas aldeias que não tinham eletricidade antes estão começando a ser eletrificadas, o que transforma a realidade do país e mostra as grandes vantagens da energia limpa no mundo”, indicou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.