Índice de gordura na carne suína varia conforme o corte
O lombo é um dos cortes menos gordurosos
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
A professora do curso de Nutrição da Unopar, Rejane Dias das Neves Souza, explica que o teor de gordura da carne de porco é variável conforme o corte. O lombo é um dos cortes menos gordurosos. "Mas isso ocorre com todas as carnes, alguns cortes têm menor teor de gordura, outros menos colesterol. Mas tudo isso depende do preparo e, principalmente, da produção. O rigor na produção suína é muito importante", observa. Já o valor calórico também vai depender do corte e da forma de preparo.
A professora ainda acrescenta que a carne suína deve ser bem frita ou submetida a um cozimento intenso. "A carne ainda é origem de cisticercose. Nem mesmo as associações de criadores podem garantir que todos têm o mesmo cuidado, ainda há restrições quanto à origem dos animais", salienta.
O consumo da carne suína, entretanto, assim como de qualquer outra carne, deve ser moderado. Os requisitos para uma boa alimentação incluem alimentos de todos os grupos, como vegetais de todas as colorações e carnes bovinas, suínas, de aves e peixes. Segundo Rejane, o consumo exagerado de qualquer alimento irá ocasionar excessos de alguns nutrientes e carência de outros.