CI

Indústria agroquímica busca proteger apicultura 

A tecnologia permite um manejo integrado das produções para que ninguém tenha prejuízos


O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) está buscando várias alternativas que visam proteger a apicultura dos possíveis efeitos negativos da aplicação de agroquímicos. Uma delas é o  um programa Intitulado “Colmeia Viva que é corrdenado pelo Sindiveg e foi assinado por 15 empresas do setor que têm planos e metas para a questão até 2020. 

De acordo com Paula Arigoni, liderança da Colmeia Viva dentro do Sindiveg,  uma das iniciativas do programa que vem se destacando é um aplicativo de celular que permite a troca de informações entre agricultores e apicultores. Ela explica que a tecnologia permite um manejo integrado das produções para que ninguém tenha prejuízos. 

“A gente verificou que a questão da comunicação entre agricultores e apicultores é um ponto importante para ser melhor desenvolvido. O aplicativo identifica áreas de sobreposição da área de voo das abelhas e de aplicação de defensivos, então ele facilita o reconhecimento dessas áreas e ele permite o diálogo entre os produtores”, explica. 

Segundo ela o aplicativo vai trazer uma troca mútua entre ambos os produtores, já que, ao mesmo tempo em que o apicultor não vai perder as abelhas por consequência dos defensivos, o agricultor poderá ter sua plantação beneficiada pela polinização. Nesse cenário será possível combinar hora de aplicação e de voo das abelhas e até disposição das colmeias nas terras do apicultor.

“Como prática, [vamos] olhar as melhores técnicas amigáveis para as abelhas, relacionadas à aplicação de defensivos, olhar as medidas de proteção dos apiários e uma localização segura. Se o cultivo for dependente, tomaremos medidas de manejo agrícola para atrair as abelhas nos momentos certos para as lavouras”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.